Otimizar o desempenho do arquivo de desenho e do aplicativo

Há muitos fatores que podem afetar a inicialização do programa AutoCAD, juntamente com o tempo necessário para abrir e salvar os arquivos de desenho.

Este tópico descreve alguns dos fatores que podem afetar o desempenho do programa AutoCAD durante a inicialização, juntamente com a abertura e o salvamento de um arquivo de desenho. Para obter informações adicionais sobre por que você pode estar tendo problemas de desempenho com o programa AutoCAD e os arquivos de desenho, consulte a página de Suporte e aprendizado do AutoCAD na Autodesk Knowledge Network.

Inicialização do aplicativo

A inicialização do aplicativo pode ser afetada pelo seguinte:

Configuração do hardware

A velocidade do processador (CPU), a quantidade de memória física e gráfica e a placa de vídeo na estação de trabalho influenciam o desempenho geral do programa AutoCAD.

Ao escolher uma estação de trabalho para executar o programa AutoCAD, considere os tipos de objetos com os quais você trabalha em um desenho e o tamanho dos arquivos nos quais trabalha. Os desenhos que contêm objetos 3D requerem mais memória física e gráfica do que aqueles que contêm somente objetos 2D, mas todos os tipos de objetos em um desenho se beneficiam do uso de uma placa gráfica separada de alto desempenho não destinada a jogos que pode aproveitar a aceleração por hardware e outros recursos gráficos.

A aceleração por hardware pode melhorar recursos como:

  • Exibir regeneração
  • Visualizar objetos 2D e 3D; pan, zoom, órbita
  • Seleção de objetos
  • Hachura
  • Texturas e iluminação não compactadas

Para obter informações sobre o desempenho e a aceleração do hardware, consulte

Nota: É possível usar a ferramenta Feedback de desempenho (comando PMSTART) para gravar informações sobre um problema de desempenho reproduzível e enviar essas informações para a Autodesk para avaliação. As informações reportadas podem então ser usadas para aprimorar o software. Para obter mais informações sobre a ferramenta Feedback de desempenho, consulte Sobre como fornecer feedback de desempenho.
Sistema operacional (SO) Windows

Há configurações no SO Windows que podem afetar o desempenho do programa AutoCAD e do SO.

Aqui estão algumas configurações do SO que podem afetar o desempenho:

  • Quantidade de memória virtual disponível
  • Quantidade de espaço livre em disco e número de arquivos temporários
  • Cache de gráficos

Para obter informações sobre como aprimorar o desempenho do SO e do programa AutoCAD, consulte

Personalização do AutoCAD

A capacidade de personalizar o programa AutoCAD oferece oportunidades virtualmente infinitas para melhorar a produtividade. No entanto, com base em como o programa é personalizado, a personalização pode apresentar alguns problemas de desempenho.

A seguir, há algumas áreas para verificar se você está tendo problemas de desempenho durante a inicialização:

  • Perfis de usuário – Os perfis de usuário são ótimos para permitir que o programa AutoCAD saiba onde encontrar os arquivos de suporte padrão junto com qualquer um de seus arquivos personalizados. Se você estiver tendo um tempo de inicialização lento e tiver migrado o perfil de usuário de uma versão anterior, tente iniciar o AutoCAD com um novo perfil. É possível que o perfil de usuário contenha um caminho ou uma configuração ausente que tenha resultado na criação de um perfil de usuário incorreto. Para obter informações sobre perfis de usuário e redefinir um perfil de usuário, consulte Sobre como salvar configurações do programa como perfis e Para redefinir e definir o perfil de usuário padrão como atual.
  • Muitos arquivos executáveis – Os arquivos executáveis, como arquivos de origem do AutoLISP (LSP), arquivos ObjectARX (CRX/ARX) e arquivos gerenciados .NET (DLL), estendem a funcionalidade do programa AutoCAD para melhorar a produtividade. No entanto, carregar muitos desses arquivos durante a inicialização pode resultar em um lentidão do aplicativo e reduzir os recursos disponíveis do sistema. Considere o carregamento dos aplicativos quando eles forem necessários, em vez de na inicialização. Consulte Sobre como carregar automaticamente e executar rotinas do AutoLISP para obter informações sobre como carregar por demanda programas do AutoLISP ou a documentação do desenvolvedor para obter informações sobre como carregar por demanda os aplicativos ObjectARX e gerenciados pelo .NET.
  • Arquivos LNK quebrados – Os arquivos de vínculo de atalho (LNK) podem ter um impacto na inicialização do programa AutoCAD. O AutoCAD suporta a habilidade de usar arquivos LNK para mapear pastas para alguns de seus caminhos de suporte e de configuração. Durante a inicialização, o AutoCAD tenta resolver os caminhos identificados em qualquer arquivo LNK. Se o caminho não existir mais, poderá levar algum tempo antes que o programa pare de tentar resolver o caminho.
  • Caminho de plotagem ausente ou inválido – Os arquivos de configuração de plotadora (PC3) são usados para configurar os dispositivos de plotagem físicos e virtuais. Os arquivos PC3 mais antigos migrados de uma versão anterior podem usar um dispositivo ou fila de plotagem de rede que não exista mais. Embora você possa não estar usando o dispositivo, o AutoCAD ainda tenta verificar todos os dispositivos associados a qualquer arquivo PC3.

Abrir um desenho

Os arquivos de desenho podem conter geometria 2D/3D e anotações, junto com arquivos de referência externa para representar o projeto. Quando você abre um desenho, há vários fatores que podem afetar o tempo necessário para abri-lo.

Aqui estão alguns dos recursos que podem ajudar a acelerar a abertura de um arquivo de desenho:

Salvar um desenho

Conforme os desenhos aumentam em complexidade e tamanho, eles demoram mais para serem salvos. Existem vários fatores que podem afetar a economia de tempo.

Aqui estão alguns dos recursos que podem ajudar a reduzir o tempo necessário para salvar as alterações em um arquivo de desenho e reduzir seu tamanho: