Os aliases de comandos são nomes abreviados, frequentemente uma ou duas letras de extensão, que podem ser usadas para iniciar rapidamente os comandos usados com frequência.
Em vez de mover o cursor do mouse entre a área de desenho e a interface do usuário (IU) do AutoCAD para iniciar um comando, é possível usar um alias de comando para
Por exemplo, em vez de mover o cursor do mouse para a faixa de opções para iniciar o comando LINHA e de volta para a área de desenho para desenhar uma linha, é possível inserir L no prompt de comando para iniciar o comando sem a necessidade de sair da área de desenho nem alternar as guias da faixa de opções.
O alias “L” do comando LINHA é apenas um dos mais de cem aliases disponíveis.
É possível visualizar ou imprimir uma lista completa de todos os aliases de comandos clicando na
.Os aliases de comandos são armazenados em um arquivo de parâmetros de programa (PGP). Cada alias de comando tem a seguinte sintaxe:
abbreviation, *command
Alias de comando inserido no prompt de comando.
Nome de comando do AutoCAD a ser iniciado pelo alias. O nome do comando deve ser precedido por um asterisco (*).
É possível definir novos aliases para comandos que não tenham um alias atribuído por padrão e alterar os aliases existentes dos comandos.
Quaisquer novos aliases que você definir ou atualizações feitas aos aliases existentes devem ser colocados abaixo da seção — Aliases de comando definidos pelo usuário — do arquivo PGP. Para saber como modificar o arquivo PGP, consulte Para editar o arquivo de parâmetros do programa (PGP). É possível obter mais informações sobre aliases de comandos e o arquivo PGP no tópico Sobre como criar aliases de comandos.
A seguir estão exemplos de dois novos aliases; um anteriormente indefinido e um que redefine um alias existente:
; ... ; **********----------********** ; No xlate ; DO NOT REMOVE RV, *REVCLOUD C, *COPY
Junto com a edição do arquivo PGP diretamente como mencionado anteriormente, é possível usar o comando ALIASEDIT das Express Tools para exibir o AutoCAD Alias Editor e gerenciar os aliases de comandos numa caixa de diálogo.
A seguir está um exemplo de uma rotina do AutoLISP denominada ZW, quando carregada, inicia o comando ZOOM com a opção Janela:
(defun c:ZW () (command "._zoom" "_w"))
Para obter informações sobre como aprender os conceitos básicos de programação do AutoLISP, consulte Tutorial: Introdução (AutoLISP).