Propriedades da classe de conector
Use o procedimento abaixo para definir as propriedades da classe de conector para um novo recurso.
É possível definir classes de conector personalizadas para novos tipos de recursos que exigem um comportamento de conexão superior às classes de conector fornecidas pelo produto. Elas podem ser usadas para controlar o comportamento de propagação de parâmetro entre recursos atribuídos à classe.
Uma classe de conector é definida por um arquivo XML, usando a extensão .connectorclass. Os elementos da classe de conector definem o mapeamento de parâmetros e quaisquer verificações condicionais usadas para controlar as condições nas quais os mapeamentos específicos são feitos.
A estrutura de um arquivo XML de classe de conector é direta. Veja um exemplo de um arquivo de classe de conector simples. Veja a seguir as descrições do elemento.
<connector>
<ConveyorWidth value_source="parameter">Largura</ConveyorWidth> <ConveyorHeight family_type="normal"
value_source="parameter">Altura</ConveyorHeight> <ConveyorHeight family_type="inclined" connector_name="Connector1"
value_source="Parameter">AlturaSuperior</ConveyorHeight> <ConveyorHeight family_type="inclined" connector_name="Connector2"
value_source="Parameter">AlturaInferior</ConveyorHeight> <ConveyorHeight family_type="spiral" connector_name="UpperConnector"
value_source="Parameter">AlturaSuperior</ConveyorHeight> <ConveyorHeight family_type="spiral" connector_name="LowerConnector"
value_source="Parameter">AlturaInferior</ConveyorHeight>
</connector>
Os arquivos da classe de conector sempre usam um elemento raiz chamado conector. Esse elemento contém uma série de elementos filho que identificam os parâmetros que devem ser propagados entre recursos quando são conectados e pertencem à mesma classe de conector.
Os elementos filho definem os grupos de mapeamento. Eles podem ter o nome que quiser e são usados de acordo com as seguintes regras:
O valor desses elementos normalmente identifica o nome do parâmetro a ser mapeado (por exemplo, "Width" acima). Ambos os recursos precisam fornecer um parâmetro que corresponda a esse nome, ou nenhum mapeamento será executado.
Os atributos nesses elementos fornecem informações adicionais para controlar a operação de mapeamento. Esses atributos estão descritos na tabela a seguir.
Atributo | Valores do atributo | Notas |
value_source | Parâmetro (padrão) | Isso especifica que o valor do mapeamento deve ser fornecido pelo parâmetro identificado no recurso de origem. |
Constante | Isso especifica que o valor a ser atribuído será um valor constante, fornecido no atributo valor. | |
valor | Esse atributo fornece o valor que será usado para o parâmetro quando value_source for definido como Constante. | |
connector_name | Esse atributo é usado para restringir a correspondência para um conector específico (por nome). Se o conector que estiver sendo usado para a conexão no recurso não corresponder a esse nome, o mapeamento será ignorado. |
Além dos atributos reservados acima, outros atributos podem ser especificados para definir as condições de correspondência. Os nomes de atributo (por exemplo, "family_type" no exemplo acima) identificam propriedades de classe de conector. Os valores dessas propriedades devem ser especificados no recurso (usando a caixa de diálogo Propriedades da classe de conector) para facilitar a correspondência. Se o recurso não fornecer uma propriedade de classe de conector correspondente, o mapeamento será ignorado.