Operação de dobra

Utilize a operação Dobrar peça para dobrar uma parte de uma peça.

Você deve definir primeiramente a localização tangencial da dobra usando uma linha de Esboço 2D. A seguir, você pode especificar o lado da peça a ser dobrada, a direção da dobra e seu ângulo, seu raio ou o comprimento de seu arco.

Nota: Dobrar peça não foi criado para aplicações de chapa.

Localização da dobra na peça

Para definir a localização da dobra, crie um esboço de um perfil aberto formado por um único segmento de linha que sirva como linha de dobra. O plano do esboço em que é criado o esboço serve de plano neutro para a dobra.

O habitual é inserir o plano de esboço no lado da peça em que a dobra é produzida ou no centro da dobra. Além disso, coloque o plano do esboço em uma altura em que seja possível medir os resultados.

Dobra na parte específica da peça

A dobra mais comum é uma linha de dobra que divide a peça em duas partes, de forma que você pode dobrar uma ou as duas partes. Em uma peça complexa, você pode utilizar Mínimo de dobras e, em seguida, utilizar a linha de dobra para isolar e dobrar partes específicas da mesma.

Você pode limitar o comprimento do perfil aberto para que toque apenas na parte da peça que deseja dobrar. Crie o esboço do perfil aberto diretamente na face da parte que deseja dobrar. A seguir, dobre uma parte da peça em vez de várias partes que podem estar na mesma direção de projeção do perfil aberto.