Durante a fabricação de peças de chapa de metal, frequentemente é crucial que as dobras físicas sejam criadas em uma sequência particular. Esta sequência da ordem de dobra pode ser definida quando o modelo é exibido em estado de planificação. Uma vez definida, a sequência de dobra pode ser extraída para uma anotação de tabela de dobra nos desenhos de produção.
O Autodesk Inventor suporta anotações da ordem de dobra nas linhas de centro de dobras criadas quando as operações moldadas são planificadas bem como nas linhas de centro de dobra cosméticas adicionadas de forma manual.
A ordem de dobra é indicada no estado aplainado do modelo usando glifos de cores numerados em sequência. Os glifos circulares de uma cor indicam as dobras que conservam a sequência padrão. Os glifos quadrados de outra cor indicam as dobras que foram alteradas. O esquema de cor ativo determina as cores utilizadas.
A sequência das dobras pode ser alterada de três maneiras:
Reordenação dirigida: solicita a seleção de um glifo inicial e um glifo final. Linhas de centro de dobra localizadas entre os glifos iniciais e finais selecionados são renumeradas usando um algoritmo que atravessa a face plana. |
|
Reordenação sequencial: após selecionar um glifo inicial de linha de centro de dobra para alterar, seleções sequenciais são feitas de forma manual até que a nova sequência seja completada. |
|
Edição individual: um glifo de linha de centro de dobra específico é selecionado e alterado. |
Múltiplas linhas de centro de dobra podem ser identificadas com identificadores de sequência duplicados.