Os chicotes são o único tipo de peça virtual que pode ser atribuído a vários segmentos. Também é possível atribuir vários chicotes a um único arnés. Por este motivo, para facilitar o rastreamento dos chicotes, é atribuído a estes uma ordem e um identificador.
A ordem do chicote depende do momento em que é inserido o chicote no arnés e de sua localização neste. Por exemplo, é possível inserir uma peça de cano por contração em um conjunto de condutores (ordem de chicote de 1) e, a seguir, o conjunto de condutores em um trançado de malha (ordem de chicote de 2). A ordem do chicote também determina o tamanho do chicote que será associado.
Os chicotes são denominados utilizando o ID de identificador e um designador de parte. O designador de parte é necessário ao atribuir um único chicote a vários segmentos. Por exemplo, se for atribuído um chicote a dois segmentos contíguos que formam um conjunto de cabos mais longo, o chicote é dividido em mais de uma parte. É possível atribuir cada parte a um segmento diferente. Se o ID do chicote do chicote atribuído aos dois segmentos era Loom1, a primeira ocorrência de parte do chicote será denominada Loom1:1 e, a segunda, Loom1:2. O ID do chicote também vincula os chicotes individuais da cada segmento, para que a lista de materiais os conte como uma peça com um comprimento acumulado de todos os segmentos.
A definição de chicote da ocorrência alterará para a definição do chicote selecionado.