As operações de trabalho são construções geométricas abstratas utilizadas quando a geometria não é suficiente para criar e posicionar novas operações. Para fixar a posição e a forma, restrinja as operações a operações de trabalho.
Ambientes que usam operações de trabalho
As operações de trabalho estão disponíveis nestes ambientes:
Operações de trabalho em esboços
Uma vez que as operações de trabalho são utilizadas para posicionar geometria não acessível de um plano de modelo, frequentemente vai querer utilizar em um esboço. Não é possível criar ou editar operações de trabalho em um esboço, mas você pode utilizar o comando Projetar para projetá-las no esboço.
A geometria de trabalho projetada se mantém associada à Operação de trabalho na qual foi projetada. Se você não deseja conservar a associação e quer alterar a geometria projetada (como recortar ou estender), use Quebrar vínculo no menu de contexto. Você pode excluir a geometria projetada sem alterar o estilo.
Operações de trabalho em linha
Enquanto está utilizando um comando de Operação de trabalho em uma peça, você pode criar uma Operação de trabalho em linha quando um ponto, uma linha ou um plano é a entrada esperada. As operações de trabalho em linha são utilizadas para ajudar a criar de outras operações de trabalho. São exibidas como filhos da Operação de trabalho pai no navegador.
Por exemplo, você pode criar um eixo de trabalho entre dois ponto de trabalho que não existem ainda antes de iniciar o comando de eixo de trabalho. Os pontos de trabalho podem ser criados "no vôo" quando o comando de eixo de trabalho está ativo.
Clique com o botão direito do mouse e selecione a Operação de trabalho adequada no menu. O comando de Operação de trabalho conclui após você criar a operação e continua criando a operação de trabalho original.
As operações de trabalho em linha não estão disponíveis em uma montagem.
Visibilidade das operações de trabalho
Desative a exibição das operações de trabalho quando você não necessitar mais delas. No navegador da janela de desenho, selecione a operação de trabalho, clique com o botão direito do mouse e, a seguir, desative a marcação de verificação da Visibilidade.
Quando você insere uma peça em uma montagem, volte a ativar a visualização das operações de trabalho e utilize-as para posicionar peças em uma montagem.
Em uma montagem é possível ativar ou desativar as operações de trabalho conforme seja necessário. Utilize o comando Visibilidade do objeto. Você pode desativar esboços, planos de trabalho origem e criados, eixos e pontos.
Exibição das operações de trabalho no navegador de montagem
As operações de trabalho residem na montagem, não nas peças individuais. No navegador, as operações de trabalho são listadas na ordem em que você as criou. As operações de trabalho padrão aparecem na pasta Origem situada na parte superior do navegador.
Selecione uma operação de trabalho, clique com o botão direito do mouse e, a seguir, selecione Visibilidade para ativar e desativar a operação individualmente, ou utilizar o comando Visibilidade para ativar ou o desativar tudo ao mesmo tempo.
As operações de trabalho criadas em arquivos de peça são listadas junto com a peça, no navegador.
Qual a diferença das operações de trabalho nas peças e nas montagens?
Com as seguintes exceções, as operações de trabalho em peças e montagens são iguais:
Utilize as operações de trabalho como elementos de ajuda na construção quando a geometria for insuficiente para criar e posicionar novas operações:
Pontos de trabalho na interseção de curvas e faces
Você pode criar pontos de trabalho na interseção de:
Você não pode criar um ponto de trabalho na interseção de uma curva (arco, spline) e uma face não-plana.
Geometria de trabalho projetada em esboço
Operações de trabalho não podem ser criadas ou editadas um esboço, mas você pode utilizar o comando Projetar da guia Esboço para projetá-las no esboço.
Ainda que as operações de trabalho sejam localizados no plano que você selecionou como plano do esboço, elas não são projetados automaticamente no seu esboço. (inclusive se você selecionou a opção AutoProjetar arestas durante a criação de curvas na guia Esboço das Opções do aplicativo).
Operações de trabalho em linha
Enquanto estiver utilizando o comando de operação de trabalho em um arquivo de peça, você pode criar uma operação de trabalho em linha. Quando um ponto, uma linha ou um plano são a entrada esperada, clique com o botão direito do mouse e crie uma operação de trabalho em linha para ajudar a completar a operação de trabalho. Quando você terminar de criar a operação de trabalho em linha, o comando será desativado e você continuará criando a operação de trabalho original.
Utilize a prioridade de seleção de operação para excluir operações de trabalho desnecessárias na montagem
Quando estiver trabalhando em uma montagem, as operações de trabalho desnecessárias podem desorganizar a janela de referência. Se você não precisa mais de uma operação de trabalho na montagem, clique em Selecionar na Barra de ferramentas de acesso rápido e, a seguir, clique em Selecionar prioridade da operação.
Mova o cursor sobre a operação de trabalho para excluir, clique com o botão direito do mouse e selecione Excluir.
Mostre entradas para compreender as dependências das operações de trabalho
Para compreender as dependências geométricas, clique com o botão direito uma operação de trabalho, no navegador ou na janela de desenho e selecione Exibir entradas. Por exemplo, é possível clicar um ponto de trabalho com o botão direito para destacar a geometria da qual foi criada, como um eixo de trabalho ou um plano de trabalho.