Uma simulação depende de uma informação precisa. É importante que se modele com precisão e que se especifiquem as condições físicas reais (restrições, cargas, materiais e condições de contato). A precisão destas condições afeta diretamente a qualidade dos resultados.
A análise de tensão que o Autodesk Inventor Simulation oferece é adequada somente para propriedades de material lineares. Estas propriedades referem-se à tensão diretamente proporcional à deformação do material (o que significa que não há elasticidade do material). O comportamento linear é produzido quando a inclinação da curva de tensão-deformação do material da região elástica (medida como Módulo de elasticidade) é constante.
Pressupõe-se que a deformação total será pequena em comparação com a espessura da peça. Por exemplo, no estudo da deflexão de uma viga, o deslocamento calculado deve ser inferior à seção transversal mínima da viga.
Os resultados não dependem da temperatura. Pressupõe-se que a temperatura não afeta as propriedades do material.
A seguir, um bloco (modelo) com comportamento modal e mecânico bem definidos é apresentado.
Neste exemplo de peça simples, seria difícil prever o comportamento estrutural ao solucionar as equações manualmente.
Neste caso, a mesma peça é dividida em elementos pequenos, cada um com comportamentos bem definidos que podem ser totalizados (solucionados) e interpretados facilmente (pós-processados).