Resultado das armadilhas de ar

Uma armadilha de ar ocorre quando o fundido fica preso e compacta uma borbulha de ar ou gás entre dois ou mais fluxos frontais convergentes ou entre o fluxo frontal e o muro da cavidade. Normalmente, como resultado, é produzido um pequeno furo ou defeito na superfície da peça. Em casos extremos, a compressão aumenta a temperatura a um nível que faz com que o plástico seja degradado ou queimado.

As armadilhas de ar são normalmente provocadas pelos fluxos frontais convergentes que ocorrem como resultado de efeitos de hesitação ou de pista de corrida, ou de padrões não uniformes ou não lineares. Ainda que a peça apresente caminhos de fluxo equilibrados, podem ocorrer armadilhas de ar ao final das rotas de fluxo como resultado de uma ventilação incorreta.

Uso deste resultado

Determine a gravidade das armadilhas de ar e as localizações da peça onde elas podem ocorrer. As armadilhas de ar nas superfícies visualmente não relevantes podem ser aceitáveis.

Utilize o resultado de tempo de preenchimento junto com o resultado de armadilha de ar para confirmar o comportamento de preenchimento. Avalie a possibilidade real de que ocorram armadilhas de ar nestas localizações.

Utilize a plotagem de armadilhas de ar para determinar a probabilidade de que ocorra uma armadilha de ar em uma determinada localização. Quanto maior for o valor, maior será a probabilidade de que ocorra uma armadilha de ar.

O resultado de armadilha de ar pode exibir os seguintes problemas na peça de plástico:

Marcas de queimado

Se o ar na armadilha de ar está sob pressão suficiente, ele pode ser incendiado e queimar o plástico, o que provocaria uma marca de queimado.

Injeção insuficiente

Uma injeção insuficiente faz referência ao preenchimento incompleto da peça. Às vezes, uma armadilha de ar não é liberada. Não é compactado com a rapidez suficiente para provocar uma marca de queimado. Isto pode provocar uma injeção insuficiente ou deixar bolhas de ar ou gás.

Outros defeitos na superfície

Ainda que uma armadilha de ar não provoque uma marca de queimado ou uma injeção insuficiente, ela ainda pode causar um defeito na superfície da peça.

Elementos que devem ser pesquisados

Os seguintes métodos impedem que ocorram armadilhas de ar: