Nesta seção, a localização do ponto de injeção é definida.
As localizações do ponto de injeção são as coordenadas na superfície de uma peça moldável, que indicam a localização física dos portões. É possível existir até dez localizações de ponto de injeção em uma peça e elas podem ser introduzidas manualmente ou através do aplicativo Inventor Mold Design. É possível executar a simulação Localização do ponto de injeção, utilizada para recomendar localizações de injeção para a peça, com base na minimização da resistência de fluxo.
- Na faixa de opções, clique na guia Layout de molde > painel Extensões e canais > Localização do ponto de injeção
.
- Na caixa de diálogo Localização do ponto de injeção, selecione a guia Sugerir.
- No campo Número de localizações do ponto de injeção [1:10], mantenha o valor padrão 1 ul para sugerir apenas um ponto de injeção.
- Clique em Iniciar, na caixa de diálogo Localização do ponto de injeção.
- Leia a caixa de diálogo Execução da análise e clique em OK. A simulação pode ser interrompida a qualquer momento, ao clicar em Parar, na caixa de diálogo Localização do ponto de injeção.
- Enquanto a simulação ainda é executada, clique na guia Layout de molde > painel Ferramentas > Solucionador de tarefas
. Nota: Quando ele é aberto pela primeira vez, a caixa de diálogo Solucionador de tarefas indica que nenhuma simulação está sendo executada no momento. É necessário um tempo até que a lista se atualize e a simulação Localização do ponto de injeção seja exibida.
- A caixa de diálogo Solucionador de tarefas permite supervisionar o processo e, caso seja necessário, interrompê-lo. É possível fechar a caixa de diálogo Solucionador de tarefas sem parar a simulação mas, no momento, mantenha-a aberta até a conclusão da simulação.
- A caixa de diálogo Resumo é exibida quando a simulação é concluída. Selecione a guia Localização do ponto de injeção, que contém a localização recomendada do ponto de injeção.
- Clique em OK, na caixa de diálogo Resumo.
- Clique em OK, na caixa de diálogo Nomear arquivo, para aceitar os padrões.
- O Inventor Mold Design gera a localização do ponto de injeção com base nos resultados da simulação e, em seguida, fecha a caixa de diálogo.
- No navegador Projeto de molde, amplie os nós MobileTopComplete > Localizações do ponto de injeção. Com o botão direito, clique em Localização do ponto de injeção 1 e selecione Editar operação.
- Gire o modelo e amplie o ponto. Observe a localização do ponto de injeção gerada pelo sistema.
O resultado da simulação apenas sugere a região ideal. A localização final do ponto de injeção tem base no uso de peças, aspecto e restrições de ferramentas. Nesta situação, a localização do ponto de injeção sugerida está em uma operação fina. Isso não é o ideal pois dificulta a computação da peça. Agora é possível alterar a superfície de trabalho e os valores para reposicionar o ponto do ponto de injeção. O novo ponto do ponto de injeção está próximo à localização sugerida, no muro nominal da peça e na parte inferior do modelo. A colocação do ponto de injeção na parte superior do modelo é inadequada pois pode deixar uma marca de referência.
Nota: Uma parte importante do processo de modelagem é denominada "compactação" ou "fase de compactação". A Computação consiste em aplicar pressão para forçar material adicional na peça. Ela é executada para reduzir a quantidade de contração volumétrica na peça. Se os materiais termoplásticos podem ser contraídos sem um empacotamento, o polímero pode ser contraído de 10% a 25% e de maneira não uniforme. A colocação de uma peça em uma área fina faz com que essa área congele antes que as áreas mais grossas sejam compactadas o suficiente. Ela faz com que a área mais grossa tenha uma contração maior. Isso pode provocar defeitos na superfície e empenamento.
- Clique em Localização
na caixa de diálogo Localização do ponto de injeção e, em seguida, selecione a superfície que aparece na próxima imagem.
- Altere a localização do ponto de injeção, utilizando os seguintes parâmetros:
- Clique em OK, na caixa de diálogo Localização do ponto de injeção. A localização do ponto de injeção é atualizada, como mostra a próxima imagem.
Ao utilizar as ferramentas de simulação no Inventor Mold Design, um diretório AIT é criado no Windows Explorer. Ele está no diretório do projeto de molde trabalhado e contém os dados da simulação e os arquivos de resultados. O diretório AIT é gerado com a execução das simulações. Estes arquivos são considerados parte do projeto e serão utilizados pelos utilitários do sistema, como o Empacotar arquivos e o Vault.
Anterior | Avançar