No resultado de linhas de solda, é exibido o ângulo de convergência à medida que são localizados os fluxos frontais.
A presença de linhas de solda pode indicar fragilidade estrutural ou um defeito na superfície.
O termo Linha de solda é utilizado frequentemente para fazer referência às linhas de solda e fusão. A única diferença entre elas é o ângulo no qual são formadas. As linhas de solda são formadas em ângulos inferiores às linhas de fusão. Elas podem provocar problemas estruturais e fazer com que a peça apresente um aspecto inaceitável.
Linhas de solda não podem ser evitadas quando o fluxo frontal é dividido e converge ao redor de um furo ou apresenta várias comportas. Tenha em conta as condições de processamento e a posição das linhas de solda para determinar se as linhas de solda são de alta qualidade. Evite linhas de solda e fusão; em especial, evite a presença de linhas de solda em áreas que requeiram resistência ou uma aparência perfeita.
As condições de processamento ajudam a determinar a qualidade das linhas de solda ou fusão. A resistência da linha de solda é influenciada pela temperatura na qual esta é formada e a pressão exercida na solda até que a peça seja congelada. A pressão na linha de solda é 0. Uma solda é adequada se a temperatura de fusão na linha de solda, à medida que é formada, não excede os 20ºC abaixo da temperatura de injeção.
Mova as linhas de solda alterando o padrão de preenchimento para que os fluxos frontais encontrem-se em uma localização diferente. Para mover as linhas de solda:
Para melhorar a qualidade das linhas de solda:
Ao solucionar um problema, podem ocorrer outros problemas no processo de molde por injeção. Tenha em conta todos os aspectos apropriados da especificação de projeto de molde antes de selecionar uma opção.
O resultado de linhas de solda ajuda-lhe a identificar os seguintes problemas:
Se a linha de solda é de baixa qualidade, a peça pode ser quebrada ou deformar em uma linha de solda. Esta fragilidade supõe um problema mais grave nas áreas nas que a peça está submetida a tensão.
Uma linha de solda pode provocar uma linha, um entalhe ou uma alteração de cor na superfície da peça. Se a linha de solda é inserida em uma superfície da peça que não seja crítica (por exemplo, a parte inferior da peça), esta será menos problemática.