Movimento de peça dinâmica

Utilize o movimento de peça dinâmica para simular o mecanismo com os parâmetros dinâmicos e os movimentos do mouse definidos. Ao clicar num ponto de uma peça, é exercida uma força de amortecimento de mola entre o ponto selecionado e o cursor do mouse. O movimento de peça dinâmica é um modo de simulação contínuo em que o software executa cálculos sem os salvá-los e num tempo final indefinido.

  1. Na faixa de opções, clique na guia Simulação dinâmica painel Resultados Movimento dinâmico .

    Esta opção só está disponível no modo de construção .

    Será aberto o painel Movimento de peça dinâmica e o mecanismo será movido de acordo com os parâmetros dinâmicos definidos. Este movimento é o mesmo movimento que se vê ao executar uma simulação dinâmica do Simulador e pode ser que não inclua nenhum movimento.

  2. No painel Movimento de peça dinâmica, clique em Quebrar .

    Esta opção pára qualquer movimento originado pelos parâmetros dinâmicos definidos.

    Iniciar toma o lugar de Quebrar.

    Nota: Cada vez que você clica em Iniciar ou Quebrar, o comando volta para a outra ação.
  3. Clique em Iniciar.

    Esta opção ativa um movimento provocado por uma força exercida com o mouse.

  4. Na janela de desenho, clique num ponto de uma peça móvel e mova o mouse enquanto mantém pressionado seu botão.

    O software exerce uma força externa sobre a peça que é proporcional à distância entre o ponto da peça e a posição do cursor do mouse. Um vetor de força indica a magnitude e a direção da força. A peça será movida respondendo a esta força, mas só nas formas permitidas pelo ambiente físico.

    Durante este movimento, o campo Força aplicada exibe a magnitude da força simulada com o mouse, sendo alterado a cada movimento do mouse. O valor deste campo só pode ser alterado movendo o mouse na janela de desenho.

    Nota:
    • Caso seja necessário, é possível alterar o valor na caixa de texto Fator para multiplicar os movimentos do mouse . Isto aumenta ou diminui o raio de força aplicado à distância entre o ponto da peça e a posição do cursor do mouse. Por padrão, este valor é 0,01. Como os parâmetros Gráfico de entrada e Gráfico de saída, este parâmetro não está disponível na caixa de diálogo Parâmetros.
    • Existe também a opção de alterar o valor máximo da força aplicada na caixa de texto Força máxima. Por padrão, esta força não é pode ultrapassar os 100 N, independentemente do quanto a distância entre o ponto de aplicativo da força e o cursor do mouse exceda uma distância específica. Esta distância específica é uma função do peso da peça e o fator de multiplicação. Como os parâmetros Gráfico de entrada e Gráfico de saída, este parâmetro não está disponível na caixa de diálogo Parâmetros.
  5. Se o movimento aplicado à junta afeta à ação desta peça e deseja parar o efeito de tal movimento, clique em Desativar movimentos impostos . Por padrão, os movimentos impostos não estão ativos no modo de movimento de peça dinâmica.

    Por outro lado, se estiver desativado o movimento imposto na junta e deseja que tal movimento afete à ação desta peça, clique em Ativar movimentos impostos .

    Nota: Cada vez que você clica em Destativar movimentos impostos ou Ativar movimentos impostos, o comando volta para a outra ação.
  6. Se deseja que o movimento do mecanismo seja submetido à várias cargas de amortecimento , altere o amortecimento.

    O amortecimento pode ser alterado tanto se o mecanismo estiver em movimento, quanto se estiver em repouso.

    • Clique em Sem amortecimento para não aplicar nenhum amortecimento durante o movimento atual e/ou subseqüente.

      Se o mecanismo estiver em movimento, este último alterará de acordo com a falta absoluta de amortecimento.

      Se o mecanismo estiver em repouso, o movimento subseqüente refletirá a falta absoluta de amortecimento até que se altere o valor de amortecimento.

    • Clique em Amortecimento leve para aplicar um amortecimento leve.

      Esta opção será aplicada ao movimento atual e/ou subseqüente.

    • Clique em Amortecimento forte para aplicar um amortecimento forte.

      Esta opção será aplicada ao movimento atual e/ou subseqüente.

  7. Clique em Quebrar .

    Esta opção fará com que o mouse deixe de exercer uma força sobre o mecanismo. No entanto, não parará o movimento provocado por qualquer momento ou parâmetros dinâmicos definidos.

  8. Para registrar a posição atual como posição inicial da junta, clique em Gravar esta posição como inicial .

    Está opção só está disponível quando o mecanismo já tiver parado.

  9. Para voltar o mecanismo à sua posição original e recuperar o movimento provocado pelos parâmetros dinâmicos definidos, clique em Reiniciar a simulação .
  10. Para fechar esta caixa de diálogo, clique em Sair do Movimento de peça dinâmica .

    Nenhum dos valores calculados durante o movimento de peça dinâmica é mantido, a não ser que seja salva como posição inicial uma posição diferente do mecanismo.