Inserção de uma iFeature

Uma iFeature consiste em uma ou várias operações que você deseja reutilizar em outros projetos. Utilize o comando Inserir iFeature para inserir uma iFeature de um arquivo de peça em uma face plana ou em um plano de trabalho. É possível especificar um nome para a operação, definir parâmetros de tamanho e posição, anexar um documento de Ajuda de posicionamento.

Os valores da caixa de diálogo Inserir iFeature correspondem aos valores de Parâmetros de tamanho e Posição de geometria definidos no momento de criação da iFeature. É possível editar os parâmetros da iFeature e situá-la de forma aproximada antes de inseri-la. Ao inserir o elemento de projeto iFeature, selecione a geometria da peça para situar os elementos que aparecem na lista Posição de geometria.

As iFeatures vinculadas à tabela são identificadas com um ícone de tabela no painel esquerdo da caixa de diálogo Inserir iFeature. As iFeatures vinculadas a tabela exibem os parâmetros chave disponíveis.

Na caixa de diálogo Opções do aplicativo, guia iFeature, habilite a coluna Usar chave 1 como nome do navegador. A iFeature inserida mostra o seguinte no navegador:
  1. O nome da iFeature.
  2. O nome da chave 1.
  3. O valor atual da chave.

Selecione algum dos parâmetros definidos para especificar o exemplar de iFeature.

Utilize a seguinte Ajuda de posicionamento em uma iFeature:
  1. Utilize as instruções especificadas na caixa Mensagem quando foi criada a iFeature.
  2. Se estiver disponível, clique em Informação na caixa de diálogo Inserir iFeature para abrir um documento com informação sobre a inserção da iFeature.

Compensação da flexibilidade de posição com a captura da intenção do projeto

À medida que aumenta seu grau de experiência na criação e uso de iFeatures, é possível executar operações bem mais complexas. É possível decidir que geometria deseja incluir na lista Geometria de posição da caixa de diálogo Extrair iFeature.

Na lista Posição de geometria, é possível adicionar arestas de referência que situem o esboço da operação base do elemento de projeto iFeature. Incluir arestas de referência captura mais o elemento de projeto que deseja conseguir, mas será necessário que este seja situado como estava originalmente.

Especificação da posição de geometria para elementos de projeto iFeature com geometria compartilhada

Quando criar um elemento de projeto iFeature a partir de várias operações que compartilhem uma geometria, tal geometria aparecerá por padrão na lista Posição de geometria só uma vez. Por exemplo, é possível criar um elemento de projeto iFeature a partir de uma operação de extrusão que conclua em um plano de trabalho defasado. O plano de trabalho é deslocado da mesma face na qual é executado o esboço da extrusão.

Na caixa de diálogo Extrair iFeature, a geometria é exibida da seguinte forma:

Na lista Posição de geometria, é possível clicar com o botão direito do mouse no plano e selecionar a opção Tornar independente para exibir os planos de forma independente. Quando utilizar o elemento de projeto iFeature, selecionará e situará cada plano de forma independente. Você dispõe de uma maior flexibilidade quanto à forma de utilizar o elemento de projeto, mas é necessário selecionar uma posição de geometria adicional durante a posição.

Na lista Posição de geometria, é possível alterar o nome dos planos para facilitar seu entendimento na hora de situar o elemento de projeto iFeature. Renomeie Plano1 para Face defasada do plano de trabalho e Perfil Plano2 para Plano do esboço.

Especificação da posição de geometria para elementos de projeto iFeature com vários esboços

Os elementos de projeto iFeature de operações com vários esboços (como transições e varreduras) podem ser mais úteis quando são adicionados elementos geométricos à lista Posição de geometria.

Transições As transições contêm dois ou mais esboços em planos de esboço independentes. Por padrão, o primeiro perfil selecionado na operação de transição é exibido na lista Posição de geometria. A posição dos planos de esboço restantes é definida com relação ao primeiro perfil. Ao incluir planos de esboço adicionais na lista Posição de geometria, a localização dos planos incluídos é selecionada quando é inserido o elemento de projeto iFeature.

Na árvore Operações selecionadas, selecione o perfil, clique com o botão direito do mouse e selecione Tornar independente. Os planos de esboço individuais aparecem na lista Geometria de posição e sua posição pode ser definida separadamente ao inserir a iFeature.

É possível combinar dois ou mais planos de esboço na lista Posição de geometria de forma que suas posições sejam relativas a um deles. Quando selecionar na lista planos de esboço para combiná-los, o primeiro deles permanecerá nesta lista. A posição do outro plano será relativa ao primeiro. Clique com o botão direito do mouse no plano do esboço e, a seguir, selecione Combinar geometria.

Varreduras Se não existir nenhuma dependência entre o perfil e os esboços de caminho, por padrão o esboço de perfil aparece na lista Posição de geometria. Neste caso, a posição do esboço de caminho é definida relativa ao perfil.

Para tornar independente a localização do esboço de caminho, é possível adicioná-la à lista Posição de geometria. Na árvore Operações selecionadas, clique com o botão direito do mouse no esboço de caminho e, depois, selecione a opção Tornar independente.

Para alguns elementos de projeto, como uma ranhura do anel de vedação criada usando varredura, será conveniente definir a posição relativa ao esboço de caminho. Na lista Posição de geometria, clique com o botão direito do mouse no esboço de caminho, selecione a opção Combinar geometria e clique no esboço de perfil. Dado que o esboço de caminho foi selecionado em primeiro lugar, ele aparece na lista.