Uma iFeature consiste em uma ou várias operações que você deseja reutilizar em outros projetos. Utilize o comando Inserir iFeature para inserir uma iFeature de um arquivo de peça em uma face plana ou em um plano de trabalho. É possível especificar um nome para a operação, definir parâmetros de tamanho e posição, anexar um documento de Ajuda de posicionamento.
Os valores da caixa de diálogo Inserir iFeature correspondem aos valores de Parâmetros de tamanho e Posição de geometria definidos no momento de criação da iFeature. É possível editar os parâmetros da iFeature e situá-la de forma aproximada antes de inseri-la. Ao inserir o elemento de projeto iFeature, selecione a geometria da peça para situar os elementos que aparecem na lista Posição de geometria.
As iFeatures vinculadas à tabela são identificadas com um ícone de tabela no painel esquerdo da caixa de diálogo Inserir iFeature. As iFeatures vinculadas a tabela exibem os parâmetros chave disponíveis.
Selecione algum dos parâmetros definidos para especificar o exemplar de iFeature.
À medida que aumenta seu grau de experiência na criação e uso de iFeatures, é possível executar operações bem mais complexas. É possível decidir que geometria deseja incluir na lista Geometria de posição da caixa de diálogo Extrair iFeature.
Na lista Posição de geometria, é possível adicionar arestas de referência que situem o esboço da operação base do elemento de projeto iFeature. Incluir arestas de referência captura mais o elemento de projeto que deseja conseguir, mas será necessário que este seja situado como estava originalmente.
Quando criar um elemento de projeto iFeature a partir de várias operações que compartilhem uma geometria, tal geometria aparecerá por padrão na lista Posição de geometria só uma vez. Por exemplo, é possível criar um elemento de projeto iFeature a partir de uma operação de extrusão que conclua em um plano de trabalho defasado. O plano de trabalho é deslocado da mesma face na qual é executado o esboço da extrusão.
Na caixa de diálogo Extrair iFeature, a geometria é exibida da seguinte forma:
Na lista Posição de geometria, é possível clicar com o botão direito do mouse no plano e selecionar a opção Tornar independente para exibir os planos de forma independente. Quando utilizar o elemento de projeto iFeature, selecionará e situará cada plano de forma independente. Você dispõe de uma maior flexibilidade quanto à forma de utilizar o elemento de projeto, mas é necessário selecionar uma posição de geometria adicional durante a posição.
Na lista Posição de geometria, é possível alterar o nome dos planos para facilitar seu entendimento na hora de situar o elemento de projeto iFeature. Renomeie Plano1 para Face defasada do plano de trabalho e Perfil Plano2 para Plano do esboço.
Os elementos de projeto iFeature de operações com vários esboços (como transições e varreduras) podem ser mais úteis quando são adicionados elementos geométricos à lista Posição de geometria.
Transições As transições contêm dois ou mais esboços em planos de esboço independentes. Por padrão, o primeiro perfil selecionado na operação de transição é exibido na lista Posição de geometria. A posição dos planos de esboço restantes é definida com relação ao primeiro perfil. Ao incluir planos de esboço adicionais na lista Posição de geometria, a localização dos planos incluídos é selecionada quando é inserido o elemento de projeto iFeature.
Na árvore Operações selecionadas, selecione o perfil, clique com o botão direito do mouse e selecione Tornar independente. Os planos de esboço individuais aparecem na lista Geometria de posição e sua posição pode ser definida separadamente ao inserir a iFeature.
É possível combinar dois ou mais planos de esboço na lista Posição de geometria de forma que suas posições sejam relativas a um deles. Quando selecionar na lista planos de esboço para combiná-los, o primeiro deles permanecerá nesta lista. A posição do outro plano será relativa ao primeiro. Clique com o botão direito do mouse no plano do esboço e, a seguir, selecione Combinar geometria.
Varreduras Se não existir nenhuma dependência entre o perfil e os esboços de caminho, por padrão o esboço de perfil aparece na lista Posição de geometria. Neste caso, a posição do esboço de caminho é definida relativa ao perfil.
Para tornar independente a localização do esboço de caminho, é possível adicioná-la à lista Posição de geometria. Na árvore Operações selecionadas, clique com o botão direito do mouse no esboço de caminho e, depois, selecione a opção Tornar independente.
Para alguns elementos de projeto, como uma ranhura do anel de vedação criada usando varredura, será conveniente definir a posição relativa ao esboço de caminho. Na lista Posição de geometria, clique com o botão direito do mouse no esboço de caminho, selecione a opção Combinar geometria e clique no esboço de perfil. Dado que o esboço de caminho foi selecionado em primeiro lugar, ele aparece na lista.