Traçar trajetória

Uma vez carregado um mecanismo e definidas todas as juntas e variáveis de ambiente, podem ser criados os valores cinemáticos absolutos ou relativos (trajetória, velocidade e aceleração) de um ponto situado em qualquer lugar de um componente. É possível visualizar a rota da trajetória e os vetores de velocidade e/ou aceleração na janela de desenho ativando o gráfico de saída e definindo os traços que deseja exibir. O controle do traço e a aparência são mantidos no gráfico de saída.

Traçar a trajetória do ponto, salvar o traço e abri-lo em uma janela de esboço 2D ou 3D, lhe ajudará a determinar as tolerâncias necessárias para os componentes em contato com este componente.

  1. Na barra de ferramentas Gráfico de saída, clique em Adicionar traço.
  2. Na caixa de diálogo Traçar, clique na seta de seleção Origem .
  3. Na janela de desenho, selecione uma entidade geométrica definindo um ponto que deseja traçar.
  4. Se deseja utilizar qualquer referência diferente do sistema de coordenadas fixado .
    • Clique na seta situada à direita da caixa Referência da caixa de diálogo Traçar.

      É aberto um menu que contém todos os sistemas de coordenadas do mecanismo.

    • Neste menu, selecione o sistema de coordenadas que deseja usar como referência para o ponto selecionado.
  5. Selecione a variável ou os vetores que deseja exibir para o ponto selecionado na janela de desenho.

    É possível clicar em um ou vários dos ajustes seguintes:

    • Trajetória

      Esta opção está selecionada como padrão.

    • Velocidade
    • Aceleração
  6. Se clicar em Trajetória e em um ou mais vetores para serem exibidos na janela de desenho, clique na caixa de cor para abrir a caixa Cor padrão do Microsoft Windows e selecioná-la, caso queira selecionar uma cor para a variável ou para o vetor situado mais à esquerda.
  7. Se clicar em Velocidade e Aceleração, e desejar alterar a escala de um vetor tal como aparece na janela de desenho, insira o valor de escala na caixa Escala.

    O valor padrão da escala é de 0,01. Altere a escala para variar o tamanho do vetor, de modo que todo o vetor fique visível na janela de desenho.

  8. Selecione as variáveis que deseja salvar no gráfico de saída .

    É possível clicar em um ou mais dos ajustes seguintes:

    • Trajetória
    • Velocidade
    • Aceleração

    Escala e Cor não estão disponíveis para as variáveis salvas no gráfico de saída.

  9. Clique em OK ou Aplicar.

    Ambos salvam as seleções, mas OK também fecha a caixa de diálogo.

  10. Se não tiver executado a simulação , faça-o agora. Se já a executou, os dados de simulação salvos em memória cache exibirão o traço. Se os valores dos parâmetros forem alterados, volte a executar a simulação para atualizar os traços.

É possível adicionar mais traços sem a necessidade de voltar a executar a simulação. Utilize o comando Traçar para atribuir pontos adicionais aos traços de saída. A simulação existente em memória cache é calculada e exibe o traço. Visto que os traços são resultados de saída, estarão visíveis somente se a simulação estiver sendo executada ou se estava sendo executada e você não regressou ao ambiente de construção da mesma.

Mostrar-me como utilizar a função Traçar

Mostrar-me como é visualizado um traço no gráfico de saída

Mostrar-me como modificar o componente de referência do traço