Gerenciador de biblioteca de estilos é uma ferramenta independente que é utilizada para gerenciar bibliotecas de estilos. Esta ferramenta trabalha diretamente com os arquivos XML das bibliotecas de estilos no disco, e não é utilizada para gerenciar os estilos incluídos nos documentos do Autodesk Inventor. É acessado pelo menu Iniciar do Microsoft® Windows® e é encontrado no submenu Ferramentas do Autodesk Inventor.
Utilize Gerenciador de biblioteca de estilos para:
O Autodesk Inventor é instalado com uma biblioteca de estilos padrão projetada para otimizar todas as novas capacidades dos estilos.
Há duas maneiras de criar suas próprias bibliotecas de estilos: copiar uma biblioteca de estilos existente ou criar uma biblioteca de estilos vazia. O diretório de destino da nova biblioteca de estilos não pode incluir outra biblioteca de estilos.
Uma vez criada uma biblioteca de estilos, utilize Gerenciador de biblioteca de estilos ou Editor de estilos e normas para adicionar ou remover determinados estilos.
Utilize Gerenciador de biblioteca de estilos para renomear os estilos contidos em uma biblioteca. O fato de renomear um estilo na biblioteca de estilos não altera o nome do mesmo estilo em outra biblioteca ou em um documento. Uma vez renomeado o estilo, todas as cópias de documento do estilo perdem a coincidência de nome e passam a ser considerados estilos salvos em memória cache localmente.
o único modo de excluir um estilo de uma biblioteca de estilo é utilizando o Gerenciador de biblioteca de estilos.
Os estilos são copiados entre bibliotecas de estilos usando o Gerenciador de biblioteca de estilos. Para copiar um estilo de uma biblioteca para outra, carregue a biblioteca de estilos de origem no Gerenciador de biblioteca de estilos e clique no comando Copiar os estilos selecionados entre a Biblioteca de estilos 1 e a Biblioteca de estilos 2. Se deseja saber mais, consulte a Ajuda do Gerenciador de biblioteca de estilos.
Uma biblioteca de estilos é um grupo de arquivos XML nomeados em um diretório. Há um arquivo XML para cada tipo de estilo (por exemplo: color.xml, text.xml). Já que os nomes dos arquivos XML devem ser iguais para cada biblioteca de estilos, somente uma biblioteca pode existir em cada diretório.
Para que uma biblioteca de estilos seja válida, todos os arquivos XML predefinidos devem estar presentes no diretório.
A melhor forma de compartilhar um subconjunto de estilos de uma biblioteca de estilos (por exemplo, uma única norma ou todos os materiais de uma biblioteca específica) consiste em utilizar a função Importar/Exportar estilos do Editor de estilos e normas ou em criar uma biblioteca de estilos vazia e copiar os estilos desejados usando o Gerenciador de biblioteca de estilos.
Bibliotecas de estilos incompletas
Ainda que uma biblioteca de estilos seja composta de vários arquivos XML independentes, o Autodesk Inventor e o Administrador de biblioteca de estilos tratam a biblioteca como se fosse uma entidade única. Se algum dos arquivos XML predefinidos necessários para uma biblioteca de estilos esteja faltando em um diretório, o Autodesk Inventor exibe uma mensagem de erro que indica que faltam arquivos e não podem ser carregados.
Restauração da biblioteca de estilos padrão do Autodesk Inventor
Um utilitário para restaurar os arquivos do diretório de dados de projeto padrão está localizado no diretório de assistência técnica do CD de instalação do Autodesk Inventor. Este utilitário substitui a biblioteca de estilos padrão original que acompanha o Autodesk Inventor, assim como as planilhas Thread.xls e Clearance.xls.
Em um ambiente de múltiplos usuários, os gerentes de CAD podem desejar evitar que os usuários executem alterações em uma biblioteca de estilos. Defina a biblioteca como Somente leitura. Existem dois métodos para definir uma biblioteca de estilos como de somente leitura:
No Autodesk Inventor, ambos os métodos são tratados de forma igual ao acessar as bibliotecas de estilo. Se um único arquivo XML é de somente leitura, toda a biblioteca é processada como de somente leitura.
Um administrador pode ter duas versões de um arquivo de projeto. Uma versão para os usuários (Usar Biblioteca de estilos = Somente leitura), que evita alterações, e uma versão para gerentes (Usar Biblioteca de estilos = Sim), que permite editar ativamente a biblioteca de estilos sem ter que utilizar as propriedades de arquivo do Windows de cada arquivo XML. Para muitas configurações de grupos de trabalho, isto pode ser suficiente para gerenciar as bibliotecas de estilos.
As bibliotecas de estilo não são suportadas diretamente pelo Autodesk® Vault Basic. As bibliotecas de estilos podem ser armazenadas e gerenciadas usando o Vault Explorer.
Para simplificar o gerenciamento de várias bibliotecas de estilos, leve em consideração o seguinte:
O utilitário Empacotar arquivos do Autodesk Inventor inclui opcionalmente uma biblioteca de estilos. Por padrão, a biblioteca de estilos de um projeto está incluída no diretório de destino que é criado usando este utilitário. Isto acontece ainda que seja utilizada a biblioteca de estilos padrão, já que a biblioteca do destinatário pode ser diferente da utilizada pelo seu projeto.
A biblioteca de estilos empacotada é incluída no projeto de Empacotar arquivos no subdiretório de dados de projeto. O arquivo de projeto de Empacotar arquivos tem a mesma configuração de Usar Biblioteca de estilos que o projeto original, mas a opção correspondente à pasta de biblioteca de estilos está definida explicitamente na localização de Empacotar arquivos da biblioteca de estilos empacotada.