Referência Opções de dobra de chapa de metal

As opções de dobra para a peça de chapa de metal atual são determinadas pela regra de chapa de metal ativa. Esta regra é definida para a peça com o comando Padrões de chapa. As opções de dobra podem ser substituídas para a operação sendo criada alterando os valores do parâmetro, da transição e da forma de dobra nesta guia da caixa de diálogo.

Acesso:
 

Ao criar uma operação de dobra de chapa de metal, flange de contorno, face, flange, dobra ou borda, clique na guia Dobra da caixa de diálogo de criação da operação.

Nota: Nem todas as opções descritas estão disponíveis ou são válidas para cada operação que compartilha esta guia.

Forma do alívio

Utilize esta opção para aceitar a forma de alívio padrão especificada no estilo de chapa de metal ou para definir explicitamente a forma como um dos três alívios suportados.

Reto Uma forma de alívio da dobra definida por cantos quadrados. É comum utilizar em oficinas manuais e frequentemente produzida por um corte executado com serra. Na seguinte ilustração, "A" indica a largura do alívio da dobra; "B" indica a profundidade do alívio da dobra além da zona de deformação, e "C" representa o tamanho do remanescente de material após a criação da dobra com alívio. Cada um destes parâmetros tem por padrão o valor definido no estilo da chapa de metal, mas pode ser editado de forma individual e por operação usando esta opção.

Rasgo Alívio da dobra aceitável resultante de falha do material. É comum utilizar se dobras justas são necessárias e com determinados materiais. Na seguinte ilustração, "C" representa o tamanho do remanescente de material após a criação da dobra com alívio. Este parâmetro tem por padrão o valor definido no estilo da chapa de metal, mas pode ser editado de forma individual e por operação usando esta opção.

Redonda Uma forma de alívio da dobra definida usando um corte que termina em um semicírculo. Frequentemente é produzido utilizando tecnologia de corte a laser. Na seguinte ilustração, "A" indica a largura do alívio da dobra (diâmetro); "B" indica a profundidade do alívio da dobra além da zona de deformação para o ponto tangencial do diâmetro, e "C" representa o tamanho do remanescente de material após a criação da dobra com alívio. Cada um destes parâmetros tem por padrão o valor definido no estilo da chapa de metal, mas pode ser editado de forma individual e por operação usando esta opção.

Largura do alívio

Campo de valor que define a largura do alívio da dobra. Tem o valor padrão do parâmetro BendReliefWidth como é definido em Estilos de chapa de metal. É identificado como "A" na ilustração da caixa de diálogo.

Profundidade do alívio

Campo de valor que define a profundidade do alívio da dobra. Tem o valor padrão do parâmetro BendReliefDepth como é definido em Estilos de chapa de metal. É identificado como "B" na ilustração da caixa de diálogo.

Remanescente mínimo

Campo de valor que define um tamanho aceitável para o material mínimo que é permitido que fique ao longo de um corte de alívio da dobra. (Qualquer resto menor é eliminado do modelo). O padrão do parâmetro MinimumRemnant, segundo é definido em Estilos para desenho de chapa de metal.

Transição de dobra

Utilize a opção Transição de dobra para definir uma das cinco condições de geometria que são exibidas na planificação da dobra. O modelo dobrado exibe o tipo de transição Nenhuma (para todos os tipos de transição exceto Recortar) ou Recortar se este for o tipo selecionado.

Nenhum: dependendo da geometria, resulta em uma emenda entre as arestas das duas faces que se encontram na dobra selecionada. Na seguinte ilustração, a parte da planificação que exibe este tipo de transição corresponde ao modelo dobrado exibido anteriormente.

 

Interseção: resulta em uma linha reta a partir da aresta da zona de dobra que efetua a interseção com a aresta da operação de dobra. Na seguinte ilustração, a parte da planificação que exibe este tipo de transição corresponde ao modelo dobrado exibido anteriormente.

 

Linha reta: resulta em uma linha reta a partir de uma aresta da zona de dobra à outra. Na seguinte ilustração, a parte da planificação que exibe este tipo de transição corresponde ao modelo dobrado exibido anteriormente.

 

Arco: é preciso inserir um valor para o raio do arco e resulta em um arco desse tamanho tangente à aresta da operação de dobra e que é uma transição de linha reta. Na seguinte ilustração, a parte da planificação que exibe este tipo de transição corresponde ao modelo dobrado do detalhe ampliado acima.

 

Recortar para dobrar: este tipo de transição é exibido no modelo dobrado e resulta em um corte na zona de dobra perpendicular à operação de dobra. Na seguinte ilustração (esquerda), a parte da planificação que exibe este tipo de transição corresponde ao modelo dobrado da direita.