no Autodesk Inventor, é possível importar dados que tenham corpos sólidos para o ambiente de peças. A estrutura de arame e as superfícies que não podem ser unidas a um corpo correto e único são colocadas em uma pasta Construção criada no navegador.
Clique duas vezes na pasta Construção para acessar o ambiente de construção, onde será possível analisar e corrigir os erros de conversão. Uma vez corrigidos os dados, é possível copiá-los no ambiente de peças, onde atuam como dados nativos do Autodesk Inventor e podem fazer parte de todas as operações.
Para voltar para o ambiente de peças, clique na pasta Construção com o botão direito e selecione Concluir construção.
Muitos tipos de dados são convertidos no Autodesk Inventor sem erros, mas os modelos complexos podem requerer correções para criarem um corpo "impermeável".
O comando de análise da Verificação da qualidade verifica erros na topologia, geometria e modelagem. Os dados danificados são realçados. Se possível, uma correção é sugerida.
Alguns exemplos de erros de conversão são os contornos com interseções, faces com a direção normal apontando na direção errada, folgas entre superfícies e furos em superfícies.
Os dados são inseridos em um grupo com nome de camada ou de grupo, conforme a seleção na caixa de diálogo Opções de importação. Os grupos são ordenados em subgrupos de superfícies, sólidos e estrutura de arame. Também é exibido o número de entidades de cada grupo. Se o modelo não incluir um tipo de dado, como uma estrutura de arame, não será criado nenhum subgrupo.
Use vários grupos para diferenciar os dados para correção e gerenciamento. Por exemplo, você pode precisar de superfícies de boa qualidade para gerar caminhos de controle numérico para a produção de moldes, mas não precisar de dados de estrutura de arame ou de sólidos. É possível analisar os dados do grupo de superfícies e corrigir somente as superfícies necessárias e então excluir o subgrupo de fios para remover dados dos arames.
É possível promover os dados diferenciados para o ambiente de peças. Os dados de estrutura de arame são promovidos a um esboço e os sólidos a um nó do navegador de peças. As superfícies são listadas individualmente ou como superfícies compostas no navegador de peças.
Os dados importados são inseridos no ambiente de construção e são listados em um ou em vários grupos no navegador.
Na caixa de diálogo Opções, é possível definir uma opção para importar dados para um único grupo ou ordená-los em subgrupos por tipo de dados. Utilize Abrir ou a
guia Gerenciar
painel Inserir
Importar
, especifique um nome de arquivo e, a seguir, clique em Opções. Na caixa Mapeamento do grupo de construção:
Por exemplo, se um arquivo IGES tiver níveis, é possível alterar o prefixo do nome do arquivo. Cada nome de camada é adicionado para o nome do arquivo no navegador. Se o prefixo na caixa de diálogo for definido como Alteração-A e o arquivo tiver dois níveis: Camada1 e Camada2, o resultado será formado por dois grupos denominados Alteração-A Camada1 e Alteração-A Camada2 respectivamente. Esta técnica é útil durante a importação de um arquivo para uma peça com poucas alterações no arquivo IGES ou STEP.
Uma vez importados os dados e após ativar o ambiente de construção, use as opções do menu para organizar os dados no navegador. Clique em um grupo com o botão direito e crie, renomeie ou exclua um grupo ou mova os dados para um grupo diferente.
Para evitar aglomerados durante a conversão de arquivos grandes, clique no ícone do filtro na barra do navegador e oculte os subgrupos por tipo de dados. Ou, é possível exibir os subgrupos que revelem dados de diagnóstico após a verificação da qualidade.
No navegador, o estado de um grupo é identificado por um ícone:
Se a verificação da qualidade tiver sido interrompida antes da conclusão da análise, os grupos verificados serão marcados com um ícone verde no navegador, e aqueles não concluídos não terão nenhuma marca.