O projeto de chapas de metal se presta à otimização. Uma chapa de metal tem uma espessura uniforme. Para fins de fabricação, os detalhes como raios da dobra e tamanhos de alívio normalmente são os mesmos em toda a peça. Em uma peça de chapa de metal, especifique os valores para estes detalhes e a seguir, o software os aplica no processo de projeto. Por exemplo, ao criar uma flange, não é necessário adicionar a dobra manualmente.
Outra diferença entre o projeto de chapas de metal e a modelagem de peças é a planificação. Dado que as peças de chapa de metal são iniciadas como uma peça plana de metal, é necessário converter o modelo dobrado em uma planificação para fins de fabricação. Após criar a planificação, é possível alternar entre a vista dobrada do modelo e a vista planificada. Para isso, clique duas vezes no Modelo dobrado ou no nó de Planificação do navegador.
É possível adicionar operações à planificação para fins de limpeza. Estas operações costumam ser desempenhadas para ajustar às práticas de fabricação específica de cada oficina. As operações adicionadas à planificação com os comandos disponíveis na guia Planificação não são exibidas se o modelo for visualizado no estado dobrado.
É possível criar peças de chapa de metal de várias formas:
Ao especificar uma peça como chapa de metal, a guia Chapa de metal é disponibilizada e parâmetros específicos de chapa de metal são adicionados à lista de parâmetros.
As operações de chapa de metal criadas com puncionamentos especializados podem ser modeladas e salvas usando iFeatures e posteriormente podem ser inseridas com o comando ferramenta Punção. Por exemplo, é possível utilizar o comando Revolução para criar um buraco e salvá-lo como uma iFeature de puncionamento de chapa de metal.
As operações criadas com ferramentas de modelagem de operações não são aplainadas, mas o contorno aparece no desenvolvimento. Quando você define os detalhes de planificação em um desenho, é possível dimensionar o contorno da operação. Como opção, estas operações podem ser representadas na planificação (e desenhos) com um ponto de centro do puncionamento ou através da utilização de um esboço alternativo (possivelmente simplificado).
Utilize o comando ferramenta Punção para inserir várias ocorrências de um puncionamento em um único passo. Crie iFeatures para representar as formas de puncionamento. Ao inserir em uma peça de chapa de metal, as iFeatures são exibidas em 3D na planificação.
Uma iFeature utilizada como puncionamento deve conter um único centro não consumido (esboço) no esboço de situação. O comando Puncionamento utiliza o centro para localizar o puncionamento. O esboço de situação deve ser localizado na face superior ou inferior da chapa de metal.
Utilize o comando Valores padrão de chapa de metal para selecionar materiais, espessura de chapa de metal, cantos, alívios de dobra e regras de desdobramento que difiram das regras do estilo ativo.
O Editor de estilos e normas é totalmente compatível com os estilos da chapa de metal, que podem ser armazenados localmente em uma peça ou um modelo, ou podem ser compartilhados através de uma Biblioteca de estilos compartilhada.
As alterações na caixa de diálogo Parâmetros só afetam a peça de chapa de metal ativa.
Para garantir uma representação correta da operação na planificação, evite criar esboços não utilizados na iFeature.
Ao selecionar uma face em curva antes de criar uma planificação, é possível planificar uma peça que não tenha faces planas.
As operações Flange de contorno, Curva de contorno e Flange de transição podem conter segmentos elípticos ou de emenda nos perfis que as definem. Estas geometrias dependem de um valor de fator de emenda (igual ao comprimento de qualquer dobra não cilíndrica ou cônica) quando a operação for planificada. O valor de fator de emenda é definido na regra de desdobramento de chapa de metal. O valor padrão é 0,5. Ajuste o valor para cima ou para baixo para representar as suas necessidades de fabricação.