O navegador de montagem é uma estrutura hierárquica que mostra relações de componentes e dependências. As relações de componentes são definidas pelas relações de montagem que controlam a posição e tamanho e determinam a alteração dos componentes adaptativos.
O navegador reflete a ordem na qual os componentes são adicionados a uma montagem e mostra as relações entre peças numa submontagem. A posição de uma peça numa submontagem determina quais as ações possíveis:
Você pode selecionar qualquer componente no navegador e configurar sua visibilidade , alterar sua cor de exibição ou editá-lo no local .
O primeiro componente posicionado em uma montagem é fixado: sua origem é coincidente com a origem do sistema de coordenadas de montagem , e todos os graus de liberdade são removidos. O sistema de coordenadas de montagem é iniciado na interseção dos planos de trabalho padrão no arquivo de montagem.
Componentes posicionados após o primeiro componente são posicionados usando o cursor. Para posicionar os componentes adequadamente, use as relações de montagem para remover os graus de liberdade.
É possível reposicionar componentes como se segue:
Peças são construídas a partir de operações dimensionadas. Se espera que uma operação mude o tamanho para se adaptar às exigências do projeto de montagem, é possível nomeá-la como adaptativa. Torne as operações dimensionadas adaptativas ao excluir as dimensões. É possível alterar o tamanho ou a forma das operações adaptativas dentro de uma montagem relacionando-as a outros componentes ou aos planos de trabalho padrão da montagem.
Num contexto de montagem, é possível criar uma peça usando a geometria projetada a partir de faces ou arestas de outros componentes. Se a peça contendo a aresta projetada for excluída, a geometria projetada permanece intacta. Não é possível mover, rotacionar, cortar, ou estender a geometria projetada.
As seguintes regras controlam o comportamento dos componentes adaptativos:
Os valores de relações de montagem podem ser derivados de equações na tabela de parâmetros da montagem. Utilize uma equação para controlar o ângulo ou valor de deslocamento de uma relação. Por exemplo, baseie o valor de um ângulo de restrição ou de deslocamento no valor de outro ângulo de restrição, de deslocamento, ou de parâmetro definido na tabela de parâmetros de montagem.