Qual é a diferença entre desenho e modelagem?

A modelagem de operações de sólido tridimensional muitas vezes começa com a criação de um esboço bidimensional, que define uma parte da forma de sua peça. Efetuar um esboço envolve a criação de linhas, arcos, círculos e cotas. São etapas familiares a qualquer um que tenha criado um desenho em um produto CAD. Os comandos de esboço do Autodesk Inventor se parecem com os comandos de geometria bidimensionais que utilizou anteriormente. A geometria de esboço do Autodesk Inventor captura informações de relacionamento conforme ele é criado. A diferença chave é que estes relacionamentos (ou restrições) tornam o inevitável processo de edição muito mais fácil e mais previsível quando são aplicados corretamente.

No mundo de projeto 2D, é possível criar geometria em qualquer sequência porque você é responsável por monitorar o significado da geometria. A sequência de modelagem 3D assemelha-se a criação da peça física e a criação de uma operação normalmente depende de uma operação anterior. Esta hierarquia de operação permite que o computador monitore o significado da geometria. Por exemplo, quando criar um desenho 2D, primeiro crie um círculo que representa um furo seguido por um retângulo que representa o estoque em que o furo é inserido. Esta sequência não funciona enquanto executa modelagem 3D, porque para inserir o furo, primeiro é necessário ter um modelo em que pretende colocar no buraco.

Os projetos de montagem muitas vezes são iniciados utilizando uma técnica chamada projeto descendente (ou modelagem esquelética). É possível iniciar o processo de modelagem de sólido utilizando esboços que representam algumas (ou todas) das peças em sua montagem. Os modelos de peça individuais são, então, criados utilizando geometria de um esboço único no contexto do modelo de montagem. Os modelos de montagem também são frequentemente criados utilizando uma abordagem ascendente na qual anteriormente criou modelos de peças são colocadas juntas para representar a montagem final.

Quando a adição de operações (ou componentes) ao modelo está completa, é hora de criar o desenho de três vistas tradicional. As vistas do modelo são arrumadas na chapa de metal de desenho. Porque tem uma representação sólida do seu modelo o sistema sabe quais arestas para exibir como sólidas ou pontilhadas, em cada uma das vistas do desenho. As cotas no seu desenho podem ser aplicadas manualmente. Também é possível importar as cotas inseridas nos esboços de modelo e utilizá-los na vista de desenho apropriada. Porque o desenho utiliza vistas inseridas do seu modelo qualquer alteração executada no modelo são refletidas automaticamente nos desenhos atualizados.

Outras ferramentas permitem que leve vantagem da potência de seu computador enquanto o auxilia com os aspectos funcionais do projeto. Estas ferramentas permitem que verifique a integridade da engenharia de: conexões aparafusadas, intervalos, projetos de trem de engrenagens, vida de rolamento, molas e cargas estruturais todas utilizando modelos tridimensionais e os parâmetros de projeto único para o seu projeto.

O desenho e a modelagem se aproxima ao resultado em um desenho de engenharia familiar. Na aproximação 2D, o desenho captura as informações físicas necessárias para criar a peça. Na aproximação de modelagem de sólidos, o desenho é um de vários usos para o modelo criado.