Planejar seu projeto, criar o projeto, e a seguir, iniciar o trabalho do projeto para que o arquivo de informação de referência seja armazenado de forma apropriada. Essa sequência de tarefas reduz a possibilidade de problemas com resolução do arquivo.
Utilize um único arquivo de projeto
Para presentes ou futuras compatibilidades do Autodesk Vault Basic, é recomendável usar um arquivo de projeto único para controlar todos os projetos. Este método impede a adição de uma rota de biblioteca ou a cópia de um arquivo de outro projeto. Você obtém:
- Simplicidade É utilizado um único projeto para todos os projetos do ambiente. Você não precisa lembrar qual arquivo de projeto deve ser usado com cada conjunto de dados. Há uma única localização comum para todos os dados.
- Reduzir Erros de Resolução o Inventor pode procurar automaticamente os arquivos ausentes em todo o conjunto de dados. Esta prática reduz consideravelmente o número de vezes que o usuário tem que procurar manualmente arquivos ausentes.
- Aumento da Reutilização dos ProjetosA reutilização de outros dados a partir dos projetos atuais ou do Vault é simplificada.
Criar uma estrutura de pasta
Antes de criar um projeto, configure a estrutura de pastas com base nos arquivos existentes e futuros associados ao projeto. Verifique quem pode acessar os dados dos arquivos.
- Decida se prefere armazenar os arquivos e bibliotecas de projeto localmente ou em uma rede.
- Respeite as normas e as convenções de nomenclatura de sua empresa para as pastas de projeto.
- Se planeja utilizar arquivos existentes, configure uma pasta principal para eles.
- Configure subpastas na pasta de projeto (grupo de trabalho ou espaço de trabalho).
Dicas sobre o diretório de estruturas de pasta
- Se você utilizar mais de um projeto, mantenha todos na pasta de projetos. Você pode organizar e agrupá-los em subpastas. Da mesma forma, agrupe todas as suas bibliotecas em uma pasta comum para que possam ser localizadas facilmente.
- Dentro de um mesmo projeto, tenha sempre uma única subpasta para cada projeto. Armazene o arquivo de projeto nessa subpasta e torne-a o espaço de trabalho do projeto. (O Editor de projetos padroniza para criar novos projetos de acordo com esta convenção.) Coloque todos os arquivos que sejam específicos a apenas um projeto nesta pasta do espaço de trabalho.
- Não defina espaços nem grupos de trabalho que façam referência a uma pasta de outro projeto.
- Mantenha a estrutura de diretórios sob localizações do projeto (assim como um espaço de trabalho, biblioteca) relativamente plana. Quanto mais pastas existirem na estrutura, mais difícil será manter nomes exclusivos para todos os arquivos nas localizações do projeto que não sejam de bibliotecas.
- Para obter um desempenho melhor nos projetos com mais de 50-100 arquivos, crie pastas separadas para peças, submontagens, desenhos, etc.
- Coloque as montagens de nível superior diretamente na pasta do espaço de trabalho.
- Defina a opção Uso de Nomes de Arquivos Únicos como verdadeira e verifique que todos os arquivos incluídos no espaço de trabalho tenham nomes exclusivos. Se você copiar um arquivo de uma subpasta à outra, atribua a ele um novo nome.
- Se você mover arquivos entre subpastas, na caixa de diálogo Opções do aplicativo, guia Salvar, marque a opção para salvar as alterações de referência. Em seguida, abra e salve todas as montagens de nível superior e desenhos.
- Assegure-se de que as definições de caminho do arquivo .ipj estejam corretas.
Determinar o tipo de projeto
Há dois tipos de arquivos de Projeto: o arquivo de projeto do Vault (para um ambiente de grupo de trabalho compartilhado, no qual os usuários compartilham arquivos) e o arquivo do projeto de um único usuário (para usuários que não fazem parte de um grupo de trabalho).
Recomendações para tipos de projeto:
|
|
Único usuário
|
Vault
|
Arquivo incluído
|
Nenhum
|
Nenhum
|
Localizações do espaço de trabalho
|
Uma definida em .\
|
Uma definida em .\
|
Localizações do grupo de trabalho
|
Nenhum
|
Nenhum
|
Bibliotecas
|
Uma ou mais
|
Uma ou mais não aninhadas sob o espaço de trabalho
|
É recomendável que os Responsáveis pelo CAD criem um arquivo de projeto do Autodesk Vault Basic para gerenciar os arquivos em um ambiente compartilhado. Os usuários podem fazer check-out em um arquivo e trabalhar com ele em seu próprio espaço de trabalho local. Isso também simplifica a alteração dos nomes dos arquivos e a cópia dos projetos existentes.
Configure o tipo de projeto ao criar ou editar um projeto. O tipo determina onde podem ser editado e salvos os arquivos, quem tem acesso a eles, e como funcionam as ações de check-in e check-out.
Executar o plano de projeto
Utilize o Assistente de projetos para criar o projeto de acordo com o planejamento do mesmo. O assistente Projeto cria um espaço de trabalho na mesma pasta do arquivo de projeto. Se você alterar esta configuração, mantenha o espaço de trabalho como subpastas da pasta que contém o arquivo de projeto.
A localização da pasta de projetos padrão é Meus documentos/Inventor, mas você pode alterá-la para uma localização diferente.
Utilize o Editor de Projeto para configurar as opções adicionais.
Configure o projeto de maneira que inclua somente as bibliotecas utilizadas. Remova todas as bibliotecas do centro de conteúdo que não estejam sendo utilizadas, para reduzir a quantidade de dados visualizados e aumentar o desempenho. (As bibliotecas removidas do projeto permanecem no servidor e podem ser adicionadas posteriormente ao projeto.)