Ao renderizar uma animação, o resultado desta depende das configurações especificadas na caixa de diálogo da renderização. Na caixa de diálogo aparecem três guias cujas configurações dependem da seleção executada na guia Geral. É recomendado utilizar a opção Visualização de renderização para verificar se a câmera exibe a animação corretamente.
Antes de renderizar uma animação, verifique se não há nenhuma produção ativa. No navegador, expanda a pasta de produções e, se houver alguma ativa (irá acompanhada de uma marca de seleção), clique com o botão direito do mouse e desative-a. As produções ativas têm prioridade sobre as animações ativas ao executar a renderização. As produções ativas têm prioridade sobre as animações ativas ao executar a renderização.
Especifique as configurações de renderização para uma animação. Na faixa de opções, clique na
guia Renderizar
painel Renderizar
Renderizar animação
.
- Na guia Geral, especifique o seguinte:
- Altura e largura
- Câmera
- Estilo de iluminação e cena
- Tipo de renderização: Sombreada ou Ilustração
Nota: Ao renderizar uma animação, só é possível gravar com uma câmera ao mesmo tempo. Se deseja utilizar várias câmeras na renderização de uma animação, é necessário utilizar o Produtor de vídeo ou outro software de edição de vídeo.
- Na guia Saída, especifique se deseja renderizar toda a animação ou apenas uma parte. Se desejar, é possível renderizar a animação ao inverso. Insira o nome do arquivo de saída e o tipo (.avi, .wmv ou imagens estáticas) e a taxa de quadros. Utilize Visualização de renderização para visualizar os resultados imediatamente. A visualização da renderização utiliza a cena ou a iluminação do ambiente de modelagem e não a de Studio.
- Selecione o tipo e o nome do arquivo para salvá-lo. Se selecionar WMV como tipo de saída, utilize a opção Personalizar em Largura de banda de rede com um valor de 700 ou superior.
- Animação completa ou faixa de tempo. Utilize uma faixa de tempo para produzir segmentos da animação. Especifique a faixa em segundos ou imagens. Para especificar imagens, utilize a letra ‘f’ após o valor. Por exemplo, de 24f a 124f.
- Nível de suavização. Quanto maior for o nível, maior será o tempo necessário para produzir a saída.
- Formato. É possível selecionar entre saída de vídeo e saída de imagem, onde a saída é composta de fotogramas de imagens. Para criar a animação, é necessário compilar as imagens em um editor de outro fabricante.
- Visualização: sem renderização. Use esta opção para criar uma visualização do resultado em um arquivo. A informação sobre iluminação e cena não é renderizada.
- Taxa de quadros. Como calibre, a taxa de quadros normal para televisão e filmes é entre 24 e 30 ips.
Nota: A visualização da renderização registra a animação utilizando os elementos da cena do modelo, como a iluminação, as sombras e as reflexões.
- Na guia Estilo, quando for renderizar a versão final, selecione Reflexão real para obter um resultado realista. Se estiver criando uma ilustração, a guia exibirá configurações para controlar o resultado da ilustração.