A realização da análise de uma peça ou uma montagem mecânica na fase de projeto pode ajudá-lo a levar ao mercado um produto melhor em menos tempo. A Análise de tensão do Autodesk Inventor Simulation é útil para:
Neste sentido, a análise de tensão é uma ferramenta que permite compreender o comportamento de um projeto em determinadas condições. Um especialista altamente qualificado pode ganhar muito tempo com uma análise detalhada para obter uma resposta exata. É possível prognosticar e melhorar um projeto com informações de comportamento e tendências que são obtidas a partir de uma análise básica ou fundamental. Quando uma análise básica é executada ainda na fase de projeto, o processo geral de engenharia pode ser substancialmente melhorado.
A seguir, um exemplo do uso da análise de tensão: ao se projetar conjuntos soldados de suportes ou de peças únicas, a deformação da peça pode afetar o alinhamento dos componentes críticos, provocando forças que levam a um desgaste acelerado. Ao avaliar os efeitos das vibrações, a geometria desempenha um papel crucial na frequência natural de uma peça ou de uma montagem. A possibilidade de evitar ou, em certos casos, atingir frequências críticas pode ser a diferença entre fracassar e obter o rendimento aguardado.
Para qualquer análise, detalhada ou fundamental, é crucial conhecer as aproximações, estudar os resultados e testar o projeto final. A correta utilização da análise de tensão reduz, em grande parte, o número de testes físicos necessários. É possível experimentar uma ampla variedade de opções de projeto e melhorar o produto final.
Para obter mais informações sobre as funções da Análise de tensão do Autodesk Inventor Simulation, veja as demonstrações e os tutoriais online.