As bibliotecas de estilos são uma fonte comum de estilos para projetos. As bibliotecas de estilos são compartilhadas entre usuários da mesma maneira que as bibliotecas de componentes personalizados.
Uma biblioteca de estilos contém a definição de diferentes tipos de estilos. Quando um estilo é aplicado a um objeto em um documento, os atributos do estilo são recuperados da biblioteca de estilos.
Por padrão, todos os estilos na biblioteca de estilos associados com a norma de desenho ativa estão disponíveis para dar formato aos objetos nos documentos. O responsável pelo gerenciamento da Biblioteca de estilos é normalmente o gerente de CAD, que garante que a integridade da biblioteca é conservada ao longo do projeto.
É possível utilizar uma única biblioteca global, para que todos os projetistas compartilhem dos mesmos estilos, ou pode especificar uma biblioteca para cada projeto. As bibliotecas de estilos de um projeto costumam ser uma variação da biblioteca padrão.
É possível especificar uma biblioteca de estilos nas opções do projeto. Se deseja obter mais informações, consulte a referência do Editor de projetos.
Os estilos são compartilhados (ou copiados) entre documentos de duas formas diferentes:
As bibliotecas de estilos criam uma localização central de estilos para um gerenciamento simplificado.
As bibliotecas oferecem uma fonte central para estilos. Coloque uma biblioteca de estilos em uma rede para que toda a equipe de projeto possa compartilhar dos mesmos padrões de formatação, materiais, e assim por diante. Quando alterações são feitas em um estilo que todos os usuários devem utilizar (por exemplo, alterar a precisão de um estilo de cota), basta salvar as alterações na biblioteca de estilos correspondente. Não é necessário executar alterações nos modelos (possivelmente vários modelos). Uma vez salvos, os estilos do documento são atualizados diretamente da biblioteca.
As bibliotecas de estilos são uma fonte comum de estilos para todos os documentos.
Com as bibliotecas de estilos, diferentes tipos de documentos processam estilos a partir de uma mesma localização. Esta função beneficia peças, chapa de metals, montagens,e arquivos de apresentação, já que todos utilizam os mesmos estilos de cor e iluminação da biblioteca. Isto também significa que todos os materiais podem ser compartilhados entre as peças, as peças de chapa de metal e os conjuntos soldados.
As bibliotecas de estilos podem contribuir com um melhor desempenho de montagens grandes.
Sem uma biblioteca de estilos, cada definição de estilo necessária tem que ser armazenada em um documento. Para peças, pode representar mais de 20 estilos de material e mais de 30 estilos de cor em cada arquivo. Isto consome memória, apesar de apenas uma cor e um material serem utilizados de cada vez. Multiplicado pelas centenas de peças que compõem uma grande montagem, o número de estilos aumenta enormemente. Ao mover os estilos para uma biblioteca de estilos externa, somente são salvos no espaço de memória cache do documento os estilos em uso, o que reduz a carga de memória de cada documento.
As bibliotecas de estilos podem ser adaptadas a suas necessidades.
As empresas podem dispor de uma única biblioteca global usada por todos os projetistas, ou cada projeto pode ter a sua própria biblioteca específica. Esta flexibilidade, junto com um conjunto bem definido de modelos de documento, torna a manipulação e armazenamento dos dados de projeto de fácil gerenciamento.
O Autodesk Inventor fornece uma biblioteca de estilos que contém um conjunto de materiais, cores e iluminações comuns para peças e montagens, assim como normas de desenho de uso frequente, como ANSI, ISO e DIN. Os estilo da chapa de metal incluem o calibre ou espessura de chapa de metal e definições de dobras, cantos, representações alternativas de planificação e preferências de planificação. As bibliotecas de estilos são uma fonte comum de estilos para todos os documentos de um projeto. Cada biblioteca de estilos é um conjunto de arquivos .xml, um para cada tipo de estilo. Por exemplo, há arquivos diferentes para balões de referências, cotas, camadas, listas de peças e demais tipos de estilos.
A localização da biblioteca de estilos é limitada por um fator. Somente uma biblioteca de estilos pode existir em um diretório. As bibliotecas de estilos são salvas em uma localização local ou em rede.
Uma biblioteca de estilos proporciona uma forma cômoda de gerenciar os estilos de maneira que possam ser compartilhados no conjunto dos documentos de um projeto. Por exemplo, os estilos de material podem ser disponibilizados para projetistas para que todas peças e conjuntos soldados tenham acesso às mesmas definições. Podem ser acessados e compartilhados com facilidade materiais de chapa de metal, calibres ou espessuras de chapa de metal e preferências de fabricação de cantos e dobras. Nos desenhos, usar estilos garante a uniformidade nas anotações, incluindo detalhes como pontas de seta, cotas, chamadas de detalhe, marcas de centro, e assim por diante.
Um bom momento para começar a utilizar as bibliotecas de estilos é o início de um novo projeto, se é a primeira vez que trabalha com o Autodesk Inventor ou se é um projetista independente ou faz parte de um grupo reduzido. É possível utilizar a biblioteca de estilos padrão associada com a norma de desenho.
Para começar, é possível utilizar os estilos padrão associados com cada norma de desenho. Isto é, ANSI inclui seu próprio conjunto de estilos, da mesma forma que DIN, JIS e outras normas internacionais. À medida que a empresa normaliza o formato dos objetos, é possível adicionar ou editar estilos e salvar os estilos alterados na biblioteca de estilos. Os novos documentos terão os estilos disponíveis automaticamente para formatação.
É possível começar a usar uma biblioteca de estilos mais tarde se tem projetos herdados ativos, se faz parte de um grupo de trabalho grande, se deseja ter controle PDM sobre os projetos e se precisa de uma ou mais bibliotecas de estilos personalizadas.
Use uma biblioteca de estilos quando:
Considere o uso de uma biblioteca predeterminada se:
O arquivo de projeto (.ipj) inclui a opção Usar Biblioteca de estilos, que ativa ou desativa uma biblioteca de estilos. Quando uma biblioteca de estilos é desativada, os estilos somente estão disponíveis em um modelo de documento. (É o valor padrão em todos os projetos anteriores ao Autodesk Inventor 9). Se alterar os estilos nos modelos, todos os documentos futuros terão acesso às alterações, mas não ocorrerá o mesmo com os documentos já criados.
O fato de não usar uma biblioteca de estilos tem as seguintes desvantagens:
Se posteriormente decidir trabalhar com a biblioteca de estilos ativada, atualize os estilos dos documentos criados previamente.
Para transferir estilos de um documento para o outro, importe ou exporte estilos.
Há duas formas de especificar a biblioteca de estilos que se deseja usar. É possível:
A biblioteca de estilos padrão está localizada no diretório de Dados do Projeto do Autodesk Inventor. Esse diretório é definido pelo caminho de dados do projeto e é encontrado e alterado selecionando a
guia de Ferramentas
painel de Opções
Opções do Aplicativo
na faixa de opções. A opção é localizada na guia Arquivo.
Quando um projeto é criado, ou a opção Usar Biblioteca de estilos é alterada de Não para Sim ou Somente leitura, o projeto utiliza a biblioteca de estilos padrão. Deste modo, a configuração da opção de pasta da biblioteca de estilos do arquivo de projeto fica definida como [Padrão]. A biblioteca de estilos padrão é ideal para usuários que desejam utilizar uma única biblioteca de estilos para todos seus projetos.
Por padrão, a localização da pasta Templates é:
Microsoft Windows 7 e Windows 8: Usuários\Público\Documentos\Autodesk\Inventor [versão]\Modelos.
É recomendável ter uma biblioteca de estilos específica para cada projeto. Por exemplo, um contratador pode precisar de um conjunto de estilos diferente para satisfazer as necessidades de formato de documentação de cada cliente.
Um projeto é configurado para utilizar uma biblioteca de estilos específica ao definir a opção de pasta da Biblioteca de estilos para um caminho específico. Se a biblioteca de estilos existe em um diretório específico, o projeto utiliza aquela biblioteca de estilos. Se o diretório está vazio, o Autodesk Inventor cria uma biblioteca de estilos vazia para o projeto.
Quando você configura um projeto, especifique:
Usar Biblioteca de Estilos = Leitura-Gravação
Se a opção Usar Biblioteca de Estilos estiver definida como de leitura e gravação, é possível editar e alterar os estilos da biblioteca ao Salvar na Biblioteca de Estilos de um documento Autodesk Inventor. Estilos recém criados podem ser salvos na biblioteca ativa. Esta configuração também permite a compartilhação plena de dados, atualizações dinamizadas de estilos, e qualquer ganho de capacidade para grandes montagens. Todo o gerenciamento automático dos estilos é executado em todos os arquivos pertencentes a um projeto.
Usar Biblioteca de Estilos = Leitura-Gravação
Se a opção Usar Biblioteca de Estilos estiver definida como somente leitura, não é possível alterar a Biblioteca de Estilos usando qualquer uma das funções Salvar na Biblioteca de Estilos dentro do Autodesk Inventor. Estilos recém criados não podem ser salvos na biblioteca ativa, mas ainda são armazenados localmente no documento. Esta é a configuração típica para reforçar padrões para o conteúdo compartilhado.
Modelos são a fonte dos estilos padrão que os documentos utilizam. Quando um novo documento é criado, qualquer estilo no modelo é copiado da biblioteca de estilos como parte do processo de criação de um documento.
Ao utilizar uma biblioteca de estilos, os estilos no modelo são atualizados de maneira que coincidam com os da biblioteca de estilos quando um novo documento é criado. Se um estilo em um modelo não existe na biblioteca de estilos, ele é adicionado ao novo documento. Se deseja dispor de um conjunto específico de estilos que são utilizados constantemente e não deseja que os usuários compartilhem um biblioteca de estilos, é recomendável utilizar modelos desta forma. Por exemplo, a empresa pode ter uma única biblioteca de estilos que todos os usuários compartilham, contendo todos os materiais aprovados pela empresa, normas de desenho, e assim por diante. No entanto, um projeto específico ode requerer um conjunto específico de camadas que não faz parte das normas da empresa. Ao invés de criar uma biblioteca de estilos aparte para o projeto, as camadas são adicionadas ao modelo de desenho do projeto.