Operação de inclinação de faces

A inclinação é uma conicidade que é aplicada às faces especificadas de uma operação. Utilize a inclinação para inclinar uma ou várias faces em uma peça, de modo que seja possível recuperá-la a partir de um molde. Ao desenhar operações para peças moldadas ou fundidas, é possível aplicar uma inclinação especificando um ângulo de conicidade positivo ou negativo para uma extrusão ou uma varredura. Para adicionar uma inclinação a uma operação existente ou a faces individuais, utilize o comando Inclinação de faces.

Quando a inclinação é aplicada a uma face, a relação entre a direção de extração e a aresta fixa, a face ou o plano determina o resultado da operação.

Selecione arestas ou eixos para especifique a direção de extração (do molde da peça) e o ângulo da inclinação. O ângulo de inclinação é calculado a partir de uma aresta fixa (mais as arestas tangentes), uma ou várias arestas contíguas ou um plano fixo.

Aplicação de inclinação a partir de faces ou arestas selecionadas

É possível selecionar uma única face ou várias arestas contíguas por face.

A primeira seleção especifica uma única face e uma única aresta fixa.

Continue selecionando arestas individuais da face para efetuar a inclinação sobre uma cadeia de faces. Opcionalmente, para cancelar a seleção, pressione Ctrl e clique em uma aresta ou face.

Neste exemplo é exibida uma face dividida. Se você seleciona uma face de peça perto da aresta formada pela divisão, ela seleciona todas as faces tangentes contíguas. Essa seleção também especifica a aresta formada pela divisão como aresta fixa.

A inclinação é aplicada a partir de um plano fixo

É possível selecionar uma face ou um plano de trabalho para especificar o plano fixo e a direção de extração. O padrão para a extração é ser normal ao plano fixo, mas você pode invertê-la. O plano fixo se torna o pivô da inclinação.

Nesses exemplos são exibidos os efeitos de vários tipos de planos fixos.

Face superior fixa

A face superior fixa define uma direção de extração para acima. Todas as faces laterais são inclinadas, adicionando material embaixo do plano fixo.

No exemplo, o plano de trabalho fixo é tangente à face curva. A face selecionada gira no plano fixo, adicionando material ao modelo.

Face inferior fixa

A direção de extração é definida para acima, a partir da face inferior fixa. Todas as laterais são inclinadas, removendo material acima do plano fixo.

No exemplo, a face inferior é fixa e a direção de extração é definida para cima. O material é removido na direção de extração, utilizando a face inferior como pivô.

Plano de trabalho fixo

É definida uma direção de extração para acima a partir do plano de trabalho fixo. A inclinação de faces adiciona material abaixo do plano fixo e remove-o na direção de extração.

No exemplo, um plano de trabalho é o plano fixo. O material é removido na direção de extração acima do plano fixo e é adicionado abaixo dele.

Plano de deslocamento fixo

É definida uma direção de extração para acima a partir do plano de trabalho de deslocamento fixo. O ângulo de inclinação adiciona material abaixo do plano fixo, com o ângulo se originando na interseção da face com o plano fixo.

No exemplo, o plano de trabalho de deslocamento é selecionado como o plano fixo. A face selecionada gira no plano fixo, adicionando material ao modelo.

Inclinação aplicada usando a linha de partição

É possível selecionar um esboço 2D ou um esboço 3D para definir a linha de partição. A inclinação é aplicada acima e abaixo da geometria selecionada. Todas as faces que fazem a interseção com a linha de partição são selecionadas para serem incluídas na inclinação.

A inclinação é aplicada em todas as faces que fazem interseção com a linha de partição. É possível aplicar um ângulo de inclinação diferente acima e abaixo da linha de partição.