A geometria de referência consiste em esboço de curvas ou pontos criados utilizando a projeção de modelos de aresta, vértices ou operações de trabalho de outro esboço sobre o esboço de plano ativo. A geometria de referência tem por base (é associada com) a geometria criada previamente.
É possível utilizara geometria de referência em um perfil ou esboço de caminho ou para restringir outro esboço de geometria. Por exemplo, é possível utilizar uma aresta de referência como um segmento de um perfil ou como ponto de finalização para outros esboços de curvas.
Métodos para a criação de geometria de referência
A geometria de referência pode ser criada de duas formas:
- Ao criar um esboço na
face plana
de um modelo, todas as arestas da face são adicionadas automaticamente ao esboço como geometria de referência.
- O comando
Projetar geometria
projeta modelos de arestas, vértices, operações de trabalho, pontos ou esboços de curvas visível em um
esboço de plano ativo
como geometria de referência.
Diferenças entre os esboços de curvas e a geometria de referência
- Os esboços de curvas não são associados com outras operações a não ser que você, especificamente, adicione restrições.
- A geometria de referência mantém sua associação paramétrica com a geometria na que foi originada, em todas as edições.
- A geometria de referência pode ser selecionada mas não editada, não podendo ser utilizada em arrastes restringidos (para tangência, por exemplo). Você pode editar curvas esboçadas.
- A geometria de referência criada por projeção pode ser excluída mas, a geometria de referência automaticamente deduzida quando você cria um esboço em um modelo de face que não pode ser excluída. Todas os esboços de curvas podem ser excluídos.
Comportamento de geometria de referência e operação de origem
A
geometria de referência
é atualizada para refletir as alterações de sua Operação original, para que a projeção de geometria sobre o esboço do plano seja correta. Por exemplo:
- Se as modificações efetuadas em uma Operação original criam vértices ou arestas adicionais, elas são adicionadas à geometria de referência.
- As linhas que são divididas ou fundidas na Operação original se comportam como uma linha na geometria de referência.
- As alterações no ângulo de inclinação ou na profundidade da extrusão na Operação original, também reposicionam a geometria de referência.
- Se uma aresta de uma Operação original é recortada, o esboço que faz referência a esta aresta se redimensiona ao novo comprimento.
- Se a geometria de referência tem com base uma Operação que é, então, excluída, a geometria de referência perde sua associação com a Operação original e é convertida em esboços de curvas fixas. As restrições e dimensões são conservadas.