A lista de materiais é uma tabela que contém informações sobre as peças de uma montagem. A tabela inclui quantidades, nomes, custos, fornecedores e qualquer outra informação necessária para alguém construindo uma montagem. As quantidades da lista de materiais são atualizadas quando uma peça é adicionada ou removida da montagem.
As informações da lista de materiais são coletadas automaticamente a partir das iProperties , na caixa de diálogo Propriedades, como, por exemplo, o número e o cabeçalho da peça na guia Projeto. Utilizando o comando Lista de materiais, no painel Gerenciar da guia Montagem, é possível ver e editar as propriedades da lista de materiais. O arquivo exportado pode ser utilizado em aplicações como uma planilha do Excel ou um editor de texto. Também é possível exportar uma lista de materiais (parcial ou completa) para um Bloco de notas do engenheiro.
É possível alterar valores da lista de materiais alterando as propriedades do projeto na caixa de diálogo Propriedades ou na caixa de diálogo Lista de materiais.
Em um desenho, é possível criar um documento similar chamado lista de peças. A lista de peças deriva dados gerados pela montagem e pela caixa de diálogo Propriedades (como refletido pela lista de materiais). A lista de peças instaladas pode então ser editada, alterando-se sua estrutura e conteúdo. Os dados da lista de peças, derivados da caixa de diálogo Propriedades, podem ser editados na caixa de diálogo propriedade. Os dados podem ser substituídos na caixa de diálogo Editar lista de peças. É possível publicar a lista de peças em formato DWF.
A coluna Item exibe os números dos itens na lista de materiais. Para cada item é designado automaticamente um número de item. O número do item pode ser editado conforme necessário. Alterações nos números dos itens são atualizadas automaticamente na lista de peças e nos balões de referência.
A quantidade é uma propriedade calculada, que descreve o quanto um componente é utilizado em uma montagem. Três propriedades distintas definem as Propriedades de quantidade: Quantidade de Itens, Quantidade de Unidades e Quantidade total.
Quantidade de itens (Item QTY) é o número de instâncias de um componente. Esta é uma propriedade somente de leitura.
Quantidade de Unidades (Unit QTY) é o montante que cada instância individual de um componente adiciona à quantidade total. Componentes quantificados pelo número de instâncias do componente tem uma Quantidade de unidades de Cada. Alguns componentes são quantificados com base em alguns aspectos físicos do componente. Esses aspectos físicos, como fios, graxa, comprimento do corte do aço, tubos e tubulações, etc., tem uma Quantidade de Unidades derivada de uma parâmetro.
A quantidade de unidades é composta de duas propriedades: a quantidade base e a unidade base. A Quantidade base é o parâmetro que é o valor bruto para a Quantidade de unidades. Por padrão, a Quantidade base de um componente é Cada. A Unidade base é a unidade na qual é expressa a Quantidades de unidades.
Quantidade total (QTY) é a Quantidade de unidades multiplicada pela Quantidade de itens.
Estrutura da lista de materiais e quantidade total
Toda instância de um componente que contém uma Estrutura de lista de materiais perpendiculares, inseparáveis ou adquiridos, adiciona 1 para sua Quantidade de Itens. Componentes filhos de Pais de referência ficam "escondidos" na lista de materiais e não são adicionados à Quantidade de itens. Filhos de componentes inseparáveis ou adquiridos ficam escondidos em uma Lista de materiais somente de peças. Há uma exceção. Componentes adquirido que são filhos de montagens inseparáveis são promovidos fora de montagens inseparáveis em uma lista de materiais somente de peças.
No Editor da lista de materiais, um ícone em forma de seta indica os componentes promovidos a um nível mais alto na lista de materiais. Os componentes são promovidos por uma das seguintes razões:
A Quantidade de itens dos componentes promovidos refletem quantas vezes eles ocorrem, de fato, na montagem. Por exemplo, se você tem duas montagens fantasmas com quatro porcas cada, as porcas são promovidas e a quantidade total é oito.
Um componente virtual é um componente que não requer modelagem de geometria e arquivo. É equivalente a uma peça personalizada em uma lista de peças. Componentes virtuais são considerados e tratados como componentes reais para todos os fins práticos: Eles têm um representação no navegador e têm propriedades como quantidade, estrutura da lista de materiais, Número da peça, etc.
Componentes virtuais têm as seguintes características:
Exemplos de componentes virtuais padrão são:
Você utiliza o comando Criar componente no local para criar um componente virtual em uma montagem. Componentes virtuais podem ser excluídos do mesmo modo que outros componentes. Quando todas as instâncias de um componente virtual são excluídas do navegador, o componente virtual deve se recriado utilizando o comando Criar componente no local.
Componentes virtuais podem ter múltiplas instâncias em uma montagem. Todos os componentes virtuais tem um nó no navegador da montagem e podem ser reordenados. É possível copiar e colar, ou modelar, um componente virtual em uma montagem. Se você seleciona a opção Reutilizar para componentes virtuais, é possível incluí-los em uma operação de Simetria ou Cópia.
Se dois ou mais componentes têm o mesmo número de peça, a montagem os considera como o mesmo componente. Dois ou mais componentes equivalentes podem acabar no mesmo nível da lista de materiais devido à Modelagem, promoção devida a uma pai fantasma ou promoção em uma Lista somente de peças. Estes componentes são combinados em um único item de linha. Suas quantidades são somadas e as propriedades não compatíveis são consideradas *Variações* na lista de materiais.
Às vezes, vários componentes têm o mesmo número de peça, mas devem ser tratados como componentes independentes. Esta situação é bastante comum em elementos de comprimento de corte como tubos e tubulações, mangueiras flexíveis, fios, fita, etc. Uma nova iProperty, Número de estoque, é adicionada a todos os componentes para incluir esta possibilidade.
A coluna Número de estoque pode substituir a coluna Número de peça em listas de peças para suportar fluxos de trabalho de elementos de comprimento de corte. Isso é feito como padrão para estilos de listas de peças fornecidas com o Autodesk Inventor. É possível alterar os parâmetros de substituição na caixa de diálogo Formato de coluna.