Estruturas de referência

A simulação dinâmica permite definir um local exato, denominado estrutura de referência, no qual o gráfico de saída expressa seus resultados. As estruturas de referência são definidas usando um ponto de origem e eixos X e Y. As estruturas de referência são como sistemas de coordenadas definidos pelo usuário. As estruturas de referência são como sistemas de coordenadas definidos pelo usuário.

As estruturas de referência são salvas em uma pasta do navegador Gráfico de saída. O nome do nó inclui a referência principal entre parêntese. É possível renomear o nó Estrutura de referência clicando lentamente duas vezes o nó.

    Para especificar uma estrutura de referência deve estar no modo de construção da simulação e fazer o seguinte:

  1. Iniciar o Gráfico de saída.
  2. Clique em Adicionar estrutura de referência na barra de ferramentas para exibir a caixa de diálogo de definição.
  3. Especificar a origem selecionando um vértice ou aresta circular. A estrutura de referência é pré-visualizada no local selecionado.
  4. Selecione uma face ou uma aresta para especificar o eixo X do sistema de coordenadas. O eixo é criado paralelo à seleção executada.
    Nota: É possível reverter a direção do eixo clicando no botão Reverter junto ao botão de seleção correspondente da caixa de diálogo.
  5. Selecione uma face ou uma aresta para especificar o eixo Y do sistema de coordenadas.
  6. Se desejar, pode percorrer as diferentes soluções de eixos usando o comando Girar eixos.
  7. Clique em OK para finalizar a definição da estrutura de referência ou selecione Aplicar para finalizar a estrutura de referência e começar a construir outra. A seguinte estrutura de referência é iniciada com a mesma orientação de estilo de coordenadas que a estrutura de referência anterior. Altere a orientação da estrutura de referência com os comandos da caixa de diálogo.
Nota: O gráfico de saída armazena em cache os resultados da última execução de simulação. Quando é adicionada uma estrutura de referência, a nova estrutura não é exibida no navegador porque não foi incluída na execução anterior e porque não altera a informação em cache. Primeiro deve apagar o cache de execução da simulação para que possa ser criada uma instância da nova estrutura de referência no navegador. O comando Apagar é o primeiro comando, começando pela esquerda, que aparece na barra de ferramentas de gráfico de saída e é ativado durante a execução da simulação.

Para ver os resultados da simulação com relação à estrutura de referência, faça o seguinte no gráfico de saída:

Para juntas:

  1. Expanda o nó Junta para exibir as pastas sob este nó, como Posições, Velocidades, etc.
  2. Clique no nó Força ou Momento com o botão direito e selecione “Expressar os resultados no sistema de coordenadas de” > Definido pelo usuário > (lista de estruturas de referência).
  3. Volte a executar a simulação.

Para Cargas:

  1. Expanda o nó Cargas externas.
  2. Clique no nó Cargas com o botão direito e selecione “Expressar os resultados no sistema de coordenadas de” > Definido pelo usuário > (lista de estruturas de referência).
  3. Volte a executar a simulação.