Uma representação de vista salva uma configuração de visualização de montagem que o usuário pode recuperar por nome quando trabalhar na montagem. Por exemplo, é possível definir os componentes como visíveis ou não visíveis, ativados ou não ativados . Você também pode alterar aparências, ampliação do zoom, oângulo de visualização, bem como o estado de expansão do navegador dos componentes.
Em desenhos, especifique uma representação de vista ao criar uma vista. São exibidos só os componentes que interessam em uma vista organizada.
As representações de vista são armazenadas na pasta Representações, situada na parte superior do navegador.
Uma representação de vista captura as seguintes características de visualização:
Não podem ser recuperados os níveis de operações e de grupos para conjuntos soldados em representações de vistas.
As representações de vistas são utilizadas para controlar o estado de visualização de uma montagem durante o processo de projeto:
Utilize representações de vistas para criar vistas de desenho. Na montagem, configure as representações de Vista, especificando a orientação da vista, a visibilidade, a aparência e outros atributos dos componentes. Salve cada representação de vista com um nome exclusivo e especifique a representação de vista que utilizará para criar vistas do desenho. Bloqueie a representação de vista e ative a associação à vista
de desenho para saber quando os exemplares do novo componente da montagem aparecem também na vista de desenho.
Utilize as representações de vista simplificadas que exibam unicamente os componentes necessários para as vistas de sobreposição. Por exemplo, as sobreposições são exibidas umas sobre as outras para apresentar os componentes em diferentes posições.
Para aproveitar as vantagens de desempenho e economia de memória:
Os componentes não visíveis na representação de vista não são carregados na memória.
Em um ambiente de projeto em equipe, cada um dos desenhistas contribui com partes interdependentes ao projeto de uma montagem. Cada desenhista concentra-se em grupos de componentes específicos. A capacidade de compartilhar uma montagem permite aos desenhistas ver aspectos comuns da montagem de nível superior e concentrar-se ao mesmo tempo nas submontagens do componente. As pessoas que trabalham em uma montagem podem:
O uso de representações de vista do Autodesk Inventor permite ativar ou desativar a visibilidade dos componentes a fim de facilitar o trabalho com montagens grandes. Ao ter a opção de desativar a visibilidade de componentes nos quais não interessa trabalhar por enquanto, é possível concentrar-se em menos componentes e selecioná-los facilmente.
Quando é aberta uma montagem grande, é útil abri-la com todos os componentes desativados e ativar manualmente só aqueles componentes que deseja visualizar. O sistema funciona como se a montagem contivesse somente os componentes selecionados para serem visualizados, o que pode aumentar de forma considerável a rapidez com que o sistema reage ante as alterações efetuadas na montagem.
Quando utilizar Abrir (ou selecionar Abrir na Barra de ferramentas de acesso rápido) para acessar uma montagem, clique em Opções para especificar a representação de vista denominada Nada visível. O sistema abrirá o arquivo com a visibilidade de todos os componentes desativada. No navegador de montagem é exibido o conteúdo da montagem (e o ícone de cada componente é exibido com a cor correspondente à visibilidade oculta), para que ative manualmente só os componentes com os quais deseja trabalhar. Quando desejar abrir ou inserir montagens grandes, a representação de vista Nada visível consome menos memória gráfica do que se todos os componentes fossem visíveis. Com a abertura de uma representação de nível de detalhe é obtida a máxima economia da memória do sistema.
As representações de vista criadas durante a modelagem de uma montagem são úteis na hora de inserir tal montagem em outra montagem como submontagem. Usando a importação de representações de vista, é possível aplicar as vistas criadas previamente no contexto de qualquer tipo de montagem de nível superior.
É possível conseguir um uso eficiente da memória de gráficos se for inserida uma submontagem utilizando uma representação de vista criada previamente. Quando é inserida a submontagem em uma montagem de nível superior, sua visibilidade e estado ativado são mantidos. Na memória gráfica só é carregada a informação necessária.
Existem formas de combinar vistas personalizadas de montagens com o fim de apresentar seu objetivo de projeto.
Isolar componentes Utilizado juntamente com as representações posicionais, as representações de vista permitem isolar áreas de interesse em uma montagem. Por exemplo, para analisar o movimento cinemático de várias submontagens, selecione só estes componentes, clique com o botão direito do mouse e, a seguir, selecione Isolar para desativar a visibilidade de todos os demais componentes. Crie uma representação de vista para salvar tal vista e ser possível recuperá-la rapidamente.
Se tiver isolado alguns componentes, é possível clicar com o botão direito do mouse e selecionar Desfazer Isolar para restaurar a visibilidade destes ao estado anterior ao isolamento.
Copiar representações de vista Pode ser que deseje ter várias versões similares de uma representação de vista. Por exemplo, se desejar experimentar com diversos estados de flexibilidade dos componentes, que exibam uma submontagem em várias posições. É possível copiar uma representação de vista e depois alterar a vista em cada caso, conforme necessário. Quando são criadas vistas de desenho, é possível selecionar cada uma das representações de vista alteradas para que exibam uma vista do desenho em cada estado de flexibilidade. Além disso, é possível copiar a representação de vista a um nível de detalhe selecionando Copiar para nível de detalhe no menu de contexto de vista.
Bloquear para impedir alterações É possível bloquear uma representação de vista a fim de impedir que outras alterações (como a adição de componentes) afetem a vista. Se utilizar representações de vista de submontagens importadas para evitar a carga desnecessária de pequenos componentes na memória, pode ser necessário editar cada uma das submontagens para bloquear a representação de vista aplicável. No arquivo ativo de montagem, clique com o botão direito do mouse no nome da vista no navegador e selecione Bloquear. O símbolo de bloqueio aparece junto às vistas bloqueadas.
Restaurar as aparências padrão É possível que deseje configurar aparências específicas para certos componentes que diferem da aparência do componente salvo. Para restaurar a aparência dos componentes ao estilo original, clique com o botão direito do mouse e selecione Remover Substituições de Aparência.
As representações de vista privada já não são suportadas no Inventor. As representações de vista privada armazenam informações sobre a vista em um arquivo externo à montagem. O arquivo tem a extensão .idv. Se existir um arquivo de representação privada para uma montagem, as informações de representação serão importadas quando a montagem for aberta.