Montagens são compostas por peças combinadas nas submontagens físicas. No decorrer do projeto, é possível frequentemente quando uma peça é necessária, mas ainda não ter decidido como agrupar as submontagens. Usando o Autodesk Inventor, é possível inserir ou criar um componente em uma montagem sem a preocupação de onde ele estará situado na estrutura da montagem final.
Você pode reestruturar uma montagem deslocando as peças, grupos de peças, padrões de componente ou submontagens completas dentro da hierarquia do navegador sem alterar a posição física das peças previamente inseridas.
Componentes são exibidos na hierarquia do navegador na ordem na qual foram inseridos. Mas é possível alterar a posição do componente e a submontagem na qual este pertence arrastando-o dentro do navegador. Se preferir, use as opções Promover ou Rebaixar no menu de contexto para mover o componente na hierarquia do navegador.
Padrões dos componentes de montagem podem ser reposicionados usando as opções Promover ou Rebaixar no menu de contexto. Os padrões de componentes não podem ser reestruturados ao serem arrastados.
Após decidir a qual submontagem o componente pertence, é possível movê-lo. Um componente movido de uma montagem diferente é inserido, por padrão, na parte superior da árvore de montagem.
Num ambiente de projeto de multiusuário, um arquivo pode ser usado por outro usuário, ou bloqueado para evitar mudanças. Para mover um componente, é necessário ter gravado privilégios para ambas as montagens de origem e de alvo.
Lembre-se de seguir os comportamentos ao mover um componente ou um padrão de componente a uma montagem diferente.
O Inventor tenta manter os relacionamentos entre os componentes quando a montagem é reestruturada. Em situações nas quais os relacionamentos não são mantidos, o Inventor identifica os relacionamentos como inválidos e fornece ferramentas para repará-los, como Mostrar violações, Deslocamento livre e Design Doctor. (Design Doctor).
Em geral, quando os relacionamentos de montagem são posicionados, eles se situam dentro do nó pai mais inferior, comum aos componentes.
Por exemplo:
![]() |
Quando as alterações são feitas nas localizações dos componentes no navegador, o Inventor avalia as alterações feitas nos relacionamentos com base na regra pai comum mais inferior.
Exemplo: Rebaixar um componente
Peça 3:1 foi rebaixada na Submontagem 1:1.
![]() |
![]() |
![]() |
Exemplo: Subir um componente de nível
Peça 2:1 subiu de nível para fora da Submontagem 1:1.
![]() |
![]() |
![]() |
Considerações gerais
Definição de iMate
Se o componente é movido dentro ou abaixo da montagem onde a definição iMate reside, a definição da iMate permanece estacionada e a referência é reconectada ao componente. Se o componente é movido acima da montagem onde a definição iMate reside, a definição iMate na origem se torna inválida já que o componente não pode mais ser referenciado.
Resultado da iMate
Em geral, o resultado de iMate comporta-se como uma restrição de montagem quando os componentes são reestruturados. Ao serem executadas alterações nas localizações do componente no navegador, o Inventor avalia as alterações do resultado da iMate baseado na regra pai comum mais inferior.
Para apoiar a reestrutura dos resultados das iMates, as definições iMates são atualizadas como se segue:
Considerações gerais
O Inventor tenta preservar e reparar as operações de montagem, incluindo os esboços de montagem, afetados por uma operação de reestrutura de montagem. Uma operação de montagem é considerada afetada por uma operação de reestrutura se nenhum dos componentes reestruturados:
As operações de montagem não serão realocadas como parte de uma operação de reestruturação da montagem como relacionamentos de montagem. O Inventor tentará reparar as operações afetadas nas suas localizações atuais. Se a operação de montagem não puder ser reparada devido a um componente não estar mais visível às operações ou por que o número de ocorrências tenha sido reduzido pela operação de reestrutura, o Design Doctor será utilizado para ajudar a identificar e tratar as operações inválidas.
O Inventor tenta reparar automaticamente os padrões do componente de montagem afetado por uma operação de reestrutura de montagem. Se o padrão não for automaticamente reparado, se tornará inválido e será possível decidir qual a melhor maneira de prosseguir. Um padrão de componente de montagem será afetado se ocorrer alguma das situações seguintes: