É possível costurar superfícies para formar uma superfície composta. Para que sejam corretamente costuradas, as arestas devem ter exatamente o mesmo tamanho e devem estar adjacentes entre si.
Use Costurar no ambiente de construção para:
- analisar as superfícies importadas
- marcar com cores as arestas com o fim de indicar quais são compostas e quais são livres e podem ser unidas a uma superfície adjacente
- selecionar uma ou todas as superfícies que vai costurar para formar uma superfície composta.
Para usar o comando Costurar:
- Se necessário, ative o ambiente de construção. Clique com o botão direito na pasta Construção no navegador e selecione Editar construção.
- Na faixa de opções, clique na
guia Construção
Painel Superfície
Costurar
. A caixa de diálogo Costurar será exibida.
- Selecione um método para selecionar as superfícies.
- Clique com o botão direito e selecione Selecionar tudo no menu de contexto para selecionar todas as superfícies de uma única vez.
- Na janela de desenho, clique para selecionar uma ou mais superfícies individuais. Como as superfícies são selecionadas, as condições das arestas são exibidas. As arestas sem arestas adjacentes serão exibidas na cor vermelha. As arestas corretamente compostas são exibidas em preto.
- Clique na guia Analisar para ativar ou desativar a análise de arestas e avaliar as arestas antes de costurá-las.
Nota: A análise das arestas tangentes reduz o desempenho do sistema.
- Clique na guia Costurar.
- Defina a tolerância.
- Clique em aplicar para unir as superfícies e formar um sólido ou uma superfície composta.
Todas as arestas recém-compostas serão exibidas em preto. O resto das arestas livres permanecem em vermelho e são exibidas na lista Localizar arestas livres restantes com a distância máxima que separa cada par de arestas. As arestas livres não selecionadas para união não têm valor.
- Para uncosturar ir superfícies que falharam a primeira vez, use o controle de tolerância usando a seleção ou introdução de um valor na pronta Tolerância máxima. Veja os pares de arestas restantes que deseja costurar e o menor valor de Folga máx. associada. Utilize o menor valor de Folga máxima como guia para inserir um valor Tolerância máxima. Por exemplo, uma folga máxima de 0,00362 deve ter um valor de 0,004 inserido na lista Tolerância máxima para permitir uma costura de sucesso.
Nota: é possível clicar um valor da lista com o botão direito para usá-lo como valor de tolerância máxima.
- Clique em Aplicar Todas as arestas recém unidas agora são pretas. Todas as arestas recém-unidas agora são pretas.
- Quando tenha finalizado o compostas, clique em Concluir. Todas as arestas voltam a sua cor original antes de iniciar o comando Costurar.