A propriedade Estrutura da lista de materiais define o status dos componentes na lista de materiais. A Estrutura da lista de materiais tem cinco opções básicas: Perpendicular, Fantasma, De referência, Adquirido e Inseparável.
A estrutura da lista de materiais é, por padrão, configurada com o valor definido na guia Lista de materiais nas Configurações do documento. É possível substituir a estrutura para ser De referência no nível da instância do componente.
Estrutura da lista de materiais de peças da biblioteca do Centro de conteúdo
Por padrão, a Estrutura da lista de materiais é definida como Adquirida para todos os componentes. Componentes personalizados (componentes com um parâmetro definido pelo usuário) são definidos como perpendiculares.
Estrutura da lista de materiais de iParts
Todos os componentes iPart têm uma Estrutura da lista de materiais idêntica à Família de iPart que os gerou.
Perpendicular
Perpendicular é a Estrutura da lista de materiais padrão para a maioria dos componentes.
Componentes perpendiculares têm as seguintes características:
- Sua colocação/participação na lista de materiais é determinada por sua montagem pai.
- São numerados e incluídos em cálculos de quantidade.
- Não têm influência direta na participação dos seus componentes filhos na lista de materiais.
Fantasma
Componentes fantasmas são utilizados para simplificar o processo de projeto. Eles existem no projeto, mas não são itens de linha distintos na lista de materiais.
Exemplos de componentes fantasmas são:
- Conjuntos de hardware onde os componentes são adquiridos e montados separadamente, mas são normalmente utilizados em conjunto (como, por exemplo, parafusos, porcas e arruelas).
- Montagens de instalação Por exemplo, quando você deseja focar em certa seção de uma montagem, você pode definir outras submontagens como Fantasmas. Utilize Fantasmas para evitar trabalhar com um arquivo de montagem muito grande. Utilize Fantasmas para evitar trabalhar com um arquivo de montagem muito grande.
Componentes fantasma têm as seguintes características:
- São ignorados pela lista de materiais.
- Eles são incluídos em cálculos de massa da montagem.
- Não são numerados e não são diretamente incluídos em cálculos de quantidade.
- Influenciam a participação dos seus filhos na lista de materiais através da promoção dos mesmos em vistas de lista de materiais estruturadas. Os filhos de um componente fantasma são tratados como irmãos para com os irmãos do componente fantasma, mesmo não o sendo do ponto de vista da estrutura do modelo.
- A quantidade dos filhos é multiplicada pela quantidade do componente fantasma.
Interação fantasma com componentes filhos Perpendiculares, Inseparáveis e Adquiridos
Quando um componente pai é fantasma e tem um filho perpendicular, adquirido ou inseparável:
- A lista de materiais promove o filho em vistas estruturadas para um nível mais alto do que o estabelecido pela sua estrutura de modelo.
- A quantidade de componentes filhos promovidos é multiplicada pela quantidade de componentes pai fantasmas.
- Os componentes filhos promovidos são combinados com quaisquer outros componentes compatíveis no mesmo nível de montagem.
- A ordem, classificação e numeração dos componentes filhos promovidos é determinada como se eles estiverem no nível promovido.
- Se existem vários componentes pai fantasmas, os filhos não são promovidos até que atinjam um nível no qual o pai já não é mais um fantasma.
Nota: Se um componente pai tem a Estrutura da lista de materiais definida como Perpendicular e todos os seus filhos são fantasmas (ou De referência), o pai não é exibido em uma lista de somente peças.
Referência
Componentes De referência são componentes utilizados para geometria de construção ou para adicionar contexto a um projeto.
Exemplos de componentes De referência são:
- Elementos de construção como uma peça do esqueleto ou da montagem para a modelagem do esqueleto.
- Aprimoramentos visuais como uma sacola cheia de peças em uma mesa, onde a sacola é adicionada para propósitos de desenho/publicação técnica. Não é uma peça do atual projeto.
Os componentes de referência têm as seguintes características:
- São ignorados na lista de materiais.
- São excluídos dos cálculos de massa.
- Não são numerados e não são diretamente incluídos em cálculos de quantidade.
- Componentes filho de um componente de referência são ignorados na lista de materiais.
- Eles são exibidos com um estilo de linha oculto em vistas de desenho.
Nota: Use Representações de vista para controlar a exibição de componentes de referência na montagem e nas vistas de desenho. A exibição de componentes de referência em vistas de desenho é controlada na guia Estado do modelo da caixa de diálogo Vista de desenho.
Quando um componente está definido como Referência na estrutura da LDM, a lista trata o componente e a todos seus subordinados diretos e indiretos como se não existissem. Todos os componentes que são parte de um componente de referência são ignorados em cálculos de quantidade, massa ou volume, independente de seu próprio valor da estrutura de lista de materiais. Componentes de referência também têm um tratamento especial nas vistas de desenho.
Adquirido
Componentes adquiridos são componentes não fabricados.
Exemplos de Montagens adquiridas incluem:
- Cilindros, pistões e amortecedores.
- Suporte para monitores LCD.
- Dobradiças.
Componentes adquiridos têm as seguintes características:
- O componente é considerado um único item de linha da lista de materiais, sendo ele uma peça ou montagem. Por exemplo, uma montagem marcada como adquirida é listada como uma peça na lista somente de peças.
- Se o componente adquirido é uma montagem, os seus filhos não são incluídos na lista de materiais. Os filhos são também excluídos dos cálculos de quantidade da lista de materiais.
- Componentes de filhos perpendiculares de uma montagem adquirida são numerados e incluídos na lista de peças estruturadas, mas ficam escondidos na lista de somente peças.
Inseparável
Componentes inseparáveis são geralmente montagens onde um ou vários componentes devem ser fisicamente danificados para serem retirados da montagem. Muitos processos de fabricação consideram montagens inseparáveis como um único item de linha, do mesmo modo que os componentes adquiridos. Porém, os componentes inseparáveis são fabricados, e não adquiridos.
Exemplos de montagens inseparável incluem:
- Conjuntos soldados incluindo montagens coladas ou soldadas.
- Componentes rebitados, fixados em conjunto com fixadores semi-permanentes que precisam ser destruídos para separar os componentes.
- Montagens onde os componentes foram ajustados e prensados em conjunto, como pinos de encaixe pressionados em uma peça.
Componentes inseparáveis têm as seguintes características:
- Para separar a montagem, um ou vários componentes devem ser fisicamente danificados.
- Um ou mais componentes filhos são considerados como parte do pai e jamais rastreados ou revisados individualmente.
- Na lista somente de peças, a montagem inseparável é tratada como uma peça, do mesmo modo que uma montagem adquirida.
- Uma montagem inseparável é tratada como uma montagem padrão quando é documentada no seu próprio contexto.
Montagem inseparável com componentes filhos adquiridos
Componentes inseparáveis e adquiridos têm uma diferença para com relação ao seu comportamento. Em uma lista somente de peças ou em uma lista de materiais, todos os filhos de uma montagem adquirida ficam escondidos. A própria montagem aparece como um item de linha na lista de materiais. Para montagens inseparáveis, componentes filhos com uma Estrutura da lista de materiais perpendicular ou inseparável ficam escondidos. Componentes filhos adquiridos em uma montagem inseparável ainda são exibidos na lista somente de peças.