A maioria dos desenhistas dispõem de projetos existentes que utilizam repetidamente. Os projetos podem diferir em tamanho, material ou outras variáveis, mas um mesmo projeto funciona com vários modelos. É possível criar estes projetos como iParts e utilizar depois uma ou mais das variações, conhecidas como membros, selecionando de uma tabela.
Se determinar que precisa de um membro diferente do que tem definido, é possível adicionar uma linha para representar um novo membro da família de iPart, alterar os valores apropriados da linha e salvar o arquivo.
É possível selecionar uma família de iPart ou um membro para inserir em uma montagem. Se você selecionar um arquivo de membro, ele será colocado diretamente na montagem como qualquer outro componente; no entanto, se você selecionar uma família, deve selecionar o membro em uma tabela para depois inserir na montagem.
As famílias iPart padrão e personalizadas utilizam tabelas para representar membros únicos de iParts. No caso de iParts padrão, cada linha de uma tabela de iPart constitui um membro da família.
Se um dos membros da iPart ou a iAssembly não cumprir os requisitos, é possível criar uma linha na caixa de diálogo Posicionar iPart padrão.
É possível editar uma família de iPart, mas as modificações podem não atualizar automaticamente as iParts que foram inseridas em montagens. Quando uma montagem é aberta ou atualizada, o Autodesk Inventor compara os valores chave da família com aqueles utilizados no membro quando ele foi criado.
Se a tabela da família de iPart tiver uma linha que coincida com o membro da iPart, este é atualizado automaticamente quando é atualizada a montagem. No entanto, se a família de iPart não contiver nenhuma linha que coincida com os valores de chave do membro, clique com o botão direito do mouse no ícone da tabela no navegador e, a seguir, selecione Alterar membros de estrutura para obter o membro de iPart correto.