Se experimentar problemas de consumo de memória ao abrir modelos do Autodesk Inventor, consulte as seguintes recomendações.
Geral
- Aplique o nível de detalhe de modelagem dos componentes adquiridos ou de biblioteca ao estritamente necessário para um projeto preciso (como cobertas espaciais, tamanhos de furo e localizações). A adição de detalhes desnecessários (como texturas, roscas, operações de espiral ou concordâncias) pode afetar o desempenho e a capacidade.
- Altere para o estilo de interface clássico.
- Feche todos os aplicativos de que não precise ao trabalhar com grandes arquivos de montagem, para reduzir a modificação de páginas no disco rígido.
- Descarregue qualquer complemento desnecessário antes de abrir uma montagem. Consulte o Gerenciador de complementos para verificar o que foi carregado na inicialização para determinar se pode ser descarregado. Por exemplo, não carregue Sistemas encaminhados: Cabeamento elétrico ao inicializar se não for necessário.
- Considere a possibilidade de não inserir peças metálicas em absoluto, ou de inserir somente uma, em vez de várias. Podem ser substituídas as quantidades na lista de materiais e na lista de peças para contar com o número necessário de fixadores ou outras peças metálicas em um projeto.
- Torne uma prática habitual limpar todas as definições de estilo não utilizadas. Cada vez que uma alteração de material ou de cor ocorre, o arquivo salva em cache a definição do estilo. Se o arquivo é referenciado muitas vezes em uma montagem, as definições não utilizadas podem afetar negativamente a memória. Uma biblioteca de estilos externa armazena definições de estilo de material, luz e cor, portanto, não é necessário manter mais do que uma definição local em cache. Para eliminar definições de estilo não utilizadas, selecione
guia Gerenciar
painel Estilos e normas
Limpar
.
- Utilize os comandos de Seleção para ocultar ou suprimir conjuntos de componentes com base em fatores como o tamanho ou os componentes internos que não são vistos. Observe que os relatórios da lista de materiais seguem sendo precisos, ainda que sejam suprimidos os componentes.
Peças
- Desative os grandes padrões de operações nas peças. Considere a possibilidade de utilizar uma textura de mapa de bits no lugar de grandes padrões de operações.
- Reduza os detalhes desnecessários nas peças. Por exemplo, não crie modelos de roscas, concordâncias e dentes de engrenagem físicos se o detalhe não é necessário para a fabricação.
- Minimize o uso de Mover corpos em uma peça com vários corpos. Selecione-o para adicionar movimentos de grupo a uma operação, sempre que possível.
Montagens
- Utilize somente as restrições de montagem necessárias para conseguir a posição ou o movimento requeridos do componente.
- Evite a redundância. Use a opção do aplicativo Ativar análise de redundância de restrições para verificar as restrições redundantes. Uma vez concluída a análise, desative a opção.
- Minimize o uso de operações de montagem.
- Se for possível, utilize uma referência de restrição comum. A restrição de todos os componentes a um componente ou uma geometria comum melhora o desempenho e reduz a complexidade. Por exemplo, utilize as operações de trabalho da origem para restringir componentes em uma montagem sempre que possível.
- Utilize uma origem comum para montagens estáticas que utilizam uma modelagem de esqueleto.
- Restrinja as montagens simétricas a planos médios ou eixos centrais.
- Localize, corrija ou suprima qualquer erro de restrição. Utilize o Design Doctor para isolar componentes.
- Utilize iMates para reduzir recursos e reforçar a consistência.
- Utilize padrões de componentes sempre que possível.
- Utilize representações de nível de detalhe de substituto para substituir a montagem inteira com um arquivo de uma única peça no mesmo arquivo de montagem. A peça substituta pode ser qualquer arquivo de peça incluído no disco. As peças substitutas de superfície composta criadas usando o comando Contorno simplificado ou Componente derivado reduzem de maneira significativa os requisitos de memória e o tamanho de arquivo de uma montagem.
- Uma vez que tenham sido adicionados componentes a uma montagem, desative os componentes que não sejam necessários para a restrição ou a localização de novos componentes.
- Sempre que possível, desative a visibilidade de espirais e molas nos arquivos de montagem.
- Utilize representações de vista de projeto das montagens grandes para exibir somente os componentes que sejam necessários para as tarefas em curso. Isso melhora o desempenho dos gráficos.
- Crie representações de vista de projeto que definam cores específicas para subsistemas a fim de torná-los fáceis de distinguir e gerenciar.
- Utilize as representações de nível de detalhe para suprimir componentes que não sejam necessários para a tarefa em curso. Isso reduz a quantidade de memória em uso. Considere a possibilidade de criar um nível de detalhe de maneira crescente. Por exemplo, abra uma montagem com "Todas as peças suprimidas" e, em seguida, ative as peças e os componentes que precisa visualizar ou trabalhar.
- Desative o Solucionador de contatos depois de executar uma análise de contato.
- Desative Adaptativo. Utilize a opção Flexível se o componente deve ser adaptado a uma nova posição.
- Considere a possibilidade de utilizar Snap do manipulador para colocar os componentes com precisão e, depois, fixá-los.
Desenhos
- Mantenha o tamanho dos arquivos de desenho o menor possível reduzindo ao mínimo o número de vistas por folha.
Por exemplo, conte com uma vista base da montagem principal, e não mais do que 4 vistas projetadas, detalhadas ou de seção.
- Reduza ao mínimo o número de folhas em um arquivo de desenho.
- Antes de inserir um arquivo .bmp em uma caixa de título, assegure-se de que o arquivo esteja salvo com o tamanho de arquivo mínimo que as normas da empresa suportem. No Microsoft Paint, o tipo de arquivo padrão é Mapa de bits de 24 bits. Reduzir o tipo de arquivo para Mapa de bits de 16 cores ou Mapa de bits monocromático aumentará a capacidade.
- Na guia Desenho em Configurações do documento, selecione Sempre no menu suspenso Resolução do mapa de bits com uma baixa resolução para ajudar a reduzir o consumo de memória ao trabalhar com modelos grandes ou complexos de vistas sombreadas.
- Na guia Desenho em Opções do aplicativo, ative a opção Modo de poupança de memória. O modo de poupança de memória faz com que o Autodesk Inventor utilize menos memória tanto antes como durante o cálculo da vista em detrimento ao desempenho. Conserva a memória alterando o modo como os componentes são carregados e descarregados.
Dica: Para garantir todas as vantagens do Modo de poupança de memória, é preciso migrar todos os seus arquivos do Autodesk Inventor R10 e de versões anteriores. Para facilitar esta tarefa, utilize o Agendador de tarefas. Acesse o Agendador de tarefas: Programas
Autodesk
Autodesk Inventor [versão]
Ferramentas
Agendador de tarefas.
Nota: Esta opção pode aumentar a capacidade e terá um impacto negativo na duração do cálculo de dados do Autodesk Inventor.