É possível abrir um arquivo IGES no Autodesk Inventor (criar um arquivo), importar um arquivo IGES para um arquivo de peças do Autodesk Inventor ou inserir um corpo sólido IGES como componente em uma montagem.
Quando um arquivo IGES é aberto, são usadas as estruturas 308 e 408. As estruturas de bloco do arquivo são convertidas em várias peças às que são feitas referências por uma montagem. Cada arquivo de peça contém os dados de um único exemplar da estrutura.
Quando utilizar Abrir e selecionar um arquivo IGES, clique em Opções para definir as opções de importação. Na caixa de diálogo Opções de importação, especifique os dados que deseja importar e as demais condições que devem ser aplicadas.
Selecione os dados a serem importados selecionando sólidos, Superfícies, Fios, Pontos ou qualquer combinação destas opções.
Se a opção Importar para o ambiente de reparo estiver selecionada, os dados importados serão inseridos no navegador como um composto do corpo de reparo.
Se a opção Mapeamento de operações compostas estiver selecionada, os dados importados serão inseridos em operações compostas.
Se a opção Mapeamento de grupo de construção estiver selecionada, os dados importados serão inseridos em uma pasta Construção com nós individuais de grupos, sólidos, superfícies e representações de arame. As superfícies serão incluídas em um nó individual para ajudar a gerenciá-los na promoção na modelagem de peças. É possível promover várias superfícies como uma operação individual.
As operações compostas atuam da mesma forma que as operações de superfície base mas elas também podem ter vários corpos sólidos e de superfície. Embora uma operação composta possa conter vários corpos, não é possível trabalhar diretamente com os corpos individuais. Só é possível interagir com a operação composta como um conjunto.
Se possível, as superfícies diferentes são unidas em uma única peça. Se as arestas não coincidirem exatamente, as superfícies serão unidas no menor número possível de superfícies compostas.
As superfícies que não puderem ser unidas permanecerão na pasta Construção no navegador. As superfícies compostas são promovidas para o ambiente de peças e são exibidas como superfícies no navegador. No ambiente de construção, é possível analisar e corrigir as superfícies que não foram costuradas automaticamente quando importadas.
Ao abrir um arquivo IGES que contém definições de subfiguras 308/408 (blocos), um arquivo de montagem é criado usando as figuras 308/408 (blocos) para definir a estrutura da montagem. Se a opção Costurar automaticamente e promover falhar ou estiver desativada, os dados serão inseridos nos grupos de construção da peça definida.
Opcionalmente é possível ignorar as definições das subfiguras 308/408 (blocos) e abrir todos os dados em um arquivo de peça único. Para isso, abra uma nova peça, clique no menu Inserir e clique na opção Importar para importar todos os dados no novo documento de peça.