Utilize o comando Dobra para inserir dobras de vértices tangentes ou linhas criadas com o comando Linha 3D e linhas adicionadas ao esboço com o comando Incluir geometria.
Se preferir, é possível inserir automaticamente dobras enquanto cria o esboço das linhas.
Adição manual de dobras a linhas 3D
Para iniciar, crie uma geometria do esboço 3D ou clique com o botão direito do mouse em um ícone de esboço 3D no navegador e selecione Editar.
- Na faixa de opções, clique na
guia esboço 3D
painel Desenho
Dobra
.
- Na caixa de diálogo, defina o raio da dobra.
- O comando Igual é selecionado automaticamente e restringe as dobras entre si. Se desejar, cancele a seleção para evitar que as dobras sejam restringidas automaticamente.
- Selecione linhas 3D, pontos de esboço 3D ou a geometria incluída (geometria copiada no esboço 3D com o comando Incluir geometria) que coincidam em um canto.
- Continue selecionando linhas e, então, feche a caixa de diálogo ao concluir.
Quando é aberto a caixa de diálogo Dobra, o último raio especificado é exibido.
Adição automática de dobras a linhas 3D
Dois parâmetros controlam as dobras automáticas em linhas 3D. Defina as opções de dobra automática antes de criar linhas 3D.
Se desejar definir os valores padrão para todo o sistema, execute o seguinte procedimento:
- Na faixa de opções, clique na
guia de Ferramentas
painel de Opções
Opções do Aplicativo
e clique na guia Esboço.
- Marque a caixa de seleção Dobra automática em criação de linhas 3D e, a seguir, clique em Ok.
Se desejar definir os valores padrão para o arquivo atual, execute o seguinte procedimento:
- Na faixa de opções, clique na
guia Ferramentas
painel Opções
Configurações do documento
e clique na guia Esboço.
- No grupo de opções Esboço 3D, especifique um valor para Raio da dobra automática e clique em Ok.
Quando um destes parâmetros ou ambos estão ativados, são adicionadas dobras automáticas nos cantos ao criar linhas usando o comando Linha.
Nota: Enquanto o comando Linha estiver ativo, clique com o botão direito do mouse e desmarque a caixa de seleção Dobra automática para desabilitar as dobras automáticas.