Nesta seção, o comando Contração de peça é utilizado para calcular a porcentagem de contração que ocorre com base nas cotas de molde. A contração é inerente ao processo de modelagem de injeção e acontece com a fusão do plástico nas refrigerações de peça.
É possível executar, se necessário, ajustes nas cotas de molde até que as cotas da peça se ajustem às especificações do projeto. Antes de executar uma simulação de contração, o material deve ser definido e deve existir ao menos uma localização do ponto de injeção.
- Na faixa de opções, clique na guia Macho/Cavidade > painel Peça de plástico > Contração de peça
.
- Na caixa de diálogo Contração de peça, selecione a guia Sugerir e clique em Iniciar.
- Clique em OK, na caixa de diálogo Execução de análise.
- Reveja os resultados. A caixa de diálogo Resultados apresenta as seguintes informações:
- Cotas nominais: as cotas originais do produto.
- Tolerância de contração: por padrão, é definida como 0%, mas outro valor pode ser atribuído.
- Cotas de cavidade de molde: é calculada com a adição da tolerância de contração às cotas de peça nominais.
- Contração estimada: o resultado de uma simulação de contração com base nas cotas de cavidade do molde.
- Cotas estimadas: é calculada com a subtração da contração estimada das cotas de cavidade do molde.
Se as cotas estimadas têm um valor próximo ao das Cotas nominais, não é necessário modificar as cotas de cavidade do molde. Se as cotas estimadas e nominais não têm valores similares, os valores de contração estimados podem ser utilizados no preenchimento da tolerância de contração. Ou então os valores podem ser ajustados manualmente antes de repetir a simulação. Neste tutorial, os valores calculados não são aceitáveis. A simulação deve ser executada novamente com os valores de contração estimados iguais aos da tolerância de contração.
- Clique em OK, na caixa de diálogo Resumo.
- Clique em Sim, na caixa de diálogo Editar contração para substituir os valores atuais. O nó Contração é criado no navegador Projeto de molde.
- No navegador Projeto de molde, com o botão direito, clique no nó Contração, como mostra a próxima imagem e depois clique em Editar operação.
- Observe que os valores da Porcentagem de contração são iguais aos obtidos na simulação de contração.
A faixa de valores de contração somente indica os valores característicos no banco de dados, não é necessariamente um valor aceitável. Como são baseados nas condições de processamento e da geometria da peça, os valores da simulação poderiam ser ligeiramente superiores ou inferiores a estes.
- Na caixa de diálogo Contração de peça, selecione a guia Sugerir e clique em Iniciar para executar novamente a simulação com os novos valores de tolerância de contração.
- Clique em Sim, na caixa de diálogo Há resultados da análise.
- Clique em OK, na caixa de diálogo Execução de análise.
- Reveja os resultados da simulação. Observe que, desta vez, as cotas de peça nominais e as cotas estimadas são similares. As cotas de cavidade do molde já são aceitáveis.
- Clique em OK, na caixa de diálogo Resumo.
- Clique em Sim na caixa de diálogo Contração de peça para substituir os valores da contração da peça.
Anterior | Avançar