Fator de segurança

Todos os objetos têm um limite de tensão que depende do material utilizado, o que é denominado elasticidade do material ou resistência máxima. Se o aço tem um limite de escoamento de 40. Para que um projeto não sofra deformação permanente ao superar o escoamento (a maioria dos casos), a tensão máxima permitida é de 40.000 psi.

É possível calcular fatores de segurança como a relação entre a tensão máxima permitida e a tensão equivalente (Von Mises) quando a força produzida é utilizada. É necessário que o valor seja superior a 1 para que o projeto seja aceitável. (Um valor inferior a 1 indica que existe alguma deformação permanente.) Quando a resistência máxima é utilizada, a tensão principal máxima é empregada para determinar os coeficientes de segurança.

Os resultados do fator de segurança mostram imediatamente as áreas de escoamento potencial. Os resultados da tensão equivalente são exibidos em vermelho nas áreas máximas de tensão, independentemente se o valor é alto ou baixo. Um fator de segurança 1 significa que o material está essencialmente em escoamento. A maioria dos projetistas empenha-se em obter um fator de segurança entre 2 e 4, com base na carga máxima prevista. A deformação de algumas áreas do projeto nem sempre significa uma falha na peça, a não ser que a carga máxima prevista seja repetida com frequência. A Análise de tensão do Autodesk Inventor Simulation não simula uma carga alta repetida que possa resultar em um rompimento por fadiga. Utilize sempre os princípios da engenharia para avaliar a situação.