Práticas sugeridas para agilizar e simplificar a modelagem de montagens:
Personalizar a visualização de uma montagem
- À medida que adiciona componentes, desative a visibilidade dos componentes que não afetam a parte do projeto na qual está trabalhando nesse momento.
- Posicione o cursor sobre um componente do navegador para realçá-lo na janela de desenho.
- Clique no botão direito do mouse e selecione Examinar em navegador ou Examinar em janela para localizar os componentes.
- Clique no ícone do binóculo na barra de menu do navegador para ativar a caixa de diálogo Localizar. Especifique critérios de pesquisa para localizar restrições, operações e arquivos por critérios específicos do objeto de pesquisa.
- Desative o status ativado das peças que não precise selecionar mas que precise ver como estrutura de referência.
- Aplique cor para diferenciar subsistemas de uma montagem. Por exemplo, exiba todos os componentes no sistema pneumático em uma cor e todos os componentes de um determinado fornecedor em outra cor, e assim por diante. Salve as configurações de visibilidade e os subsistemas coloridos como uma Vista de projeto.
Uso de representações para personalizar os status de componentes
- Salve uma representação da vista de projeto ou do nível de detalhe de uma submontagem complexa e ative a visibilidade somente daqueles componentes que são necessários para inserir a submontagem. Utilize uma representação de nível de detalhe quando inserir a submontagem.
- Desative a visibilidade dos componentes que não sejam essenciais e salve a representação da vista de projeto com um nome único. Recarregue a representação da vista de projeto sempre que trabalhar na montagem.
- Copie uma representação da vista de projeto em um nível de detalhe a fim de gerenciar a visibilidade e o status de supressão.
- Crie e salve representações posicionais para capturar "instantâneos" para estudos de movimento e avaliação de uma montagem em diferentes posições.
- Crie sobreposições em desenhos de representações posicionais para exibir a montagem em diferentes extensões.
- Crie representações de nível de detalhe para evitar carregar componentes desnecessariamente na memória. Melhore o desempenho do computador com requisitos de memória inferiores.
- Crie um nível de detalhe substituto utilizando uma peça derivada ou um contorno simplificado de superfície composta a fim de reduzir de maneira significativa o tamanho do arquivo e consumo de memória.
- Ao abrir uma montagem, especifique uma combinação de representações para obter a eficiência de vista de trabalho e modelagem apropriada.
Planejamento eficaz
- Planifique a estrutura de montagem de nível superior e submontagem antes de criar as peças. A hierarquia melhora o desempenho.
- Crie submontagens lógicas e combine-as em montagens maiores. Utilize Promover e Rebaixar como necessário para auxiliar na criação de submontagens.
- Salve todos os componentes utilizados em uma submontagem no mesmo diretório.
- Crie um diretório de rede compartilhado para os componentes que serão compartilhados entre diferentes projetistas para diversos projetos.
- Atribua as propriedades Resumo e Projeto para componentes individuais.
- Crie um modelo único e use-o para criar componentes destinados a um projeto ou submontagem específicos. Predefina propriedades comuns no modelo de modo que todos os componentes criados a partir deste herdem as propriedades.
- Pesquise por atributos dentro e fora do Autodesk Inventor para localizar arquivos de componentes necessários.
- Salve e atribua um nome às pesquisas de atributos que muito provavelmente vá utilizar de novo.
Gerencie relações de montagem
Localizar erros de relação
As relações que contêm erros aparecerão marcados com um símbolo amarelo.
- Expanda a pasta de relações na parte superior da hierarquia do navegador para ver todas as relações na montagem.
- Destaque um erro de relacionamento para ver as peças relacionadas destacadas e aplique zoom na relação na janela de desenho.
- Utilizar Deslocação livre para mover o componente. Um elástico mostra as conexões com outros componentes. Os glifos de junta e de erro são exibidos na janela de desenho. Clique com o botão direito do mouse em uma relação para visualizar as opções.
- Clique com o botão direito do mouse em uma relação e selecione Outra metade para expandir o navegador e restaurar o foco do navegador para a outra metade da relação selecionada.
- Clique com o botão direito do mouse em uma relação conflitante e selecione Diagnosticar para exibir a caixa de diálogo Análise de conflito de relação. Utilize a caixa de diálogo Análise de conflito de relação para suprimir ou excluir relações e solucionar erros de relação.
- Utilize o Design Doctor para diagnosticar e sugerir tratamentos para os erros de relação.
- Clique com o botão direito do mouse em uma relação e selecione Isolar componentes para exibir somente os componentes envolvidos com a restrição.
Organização de arquivos de projeto em uma estrutura de pastas
Evite salvar todos os arquivos de montagem em uma pasta. Quando o Autodesk Inventor precisa pesquisar entre centenas ou milhares de arquivos em uma única pasta para localizar o arquivo correto, pode demorar mais para abrir os arquivos. Como parte do nome do arquivo, o Autodesk Inventor armazena o caminho para a pasta onde um arquivo está localizado. Quanto menos arquivos tiver uma pasta, mais rápido o arquivo é localizado e aberto. Se for possível, coloque todos os componentes da submontagem no mesmo diretório.