Orientações gerais sobre malhas

Em geral, ferramentas de análise de projeto são exigentes em termos de integridade da geometria. Durante o processo de Modelagem CAD, estes requisitos de integridade podem não ser atendidos, ou até mesmo passarem desapercebidos. Exemplos de erros de integridade incluem pequenas folgas, sobreposições ou ressaltos, que podem ser negligenciados, do ponto de vista do CAD. No entanto, eles podem ser muito prejudiciais para a criação de malha.

Eis algumas práticas gerais que podem ajudar na criação bem sucedida de malha:

    Organizar ou simplificar o modelo no ambiente de modelagem ajudará a simulação a ser executada de maneira mais eficaz.

    Por exemplo:

  1. Para grandes montagens, muitas das peças podem não ter função na simulação. Talvez existam peças que não tenham cargas significativas e não sejam componentes críticos em termos de integridade estrutural ou termal para o projeto. É melhor suprimir essas peças, pois simplificaria a colocação da malha e aceleraria o processo de simulação
  2. Peças que tenham operações muito pequenas com relação às cotas gerais do modelo e não têm uma função substancial nos resultados da simulação podem ser suprimidas. Um exemplo de operação pequena seria:
    • Furos muito pequenos, com diâmetros menores do que 1/100 do comprimento da peça.
    • Curvas convexas externas com raios pequenos.
    • Impressão de legenda e operações de alto-relevo.

    Suprimir tais operações pode simplificar drasticamente o processo de colocação de malha e reduzir o tempo de simulação.

  3. Recriar ou modificar algumas operações de geometria para remover faces em ressalto, arestas muito pequenas e assim por diante, poderá, em alguns casos, ajudar a melhorar a qualidade da geometria e, portanto, simplificar o processo de geração da malha.
  4. Em alguns casos, o modelo é muito completo e/ou tem singularidades geométricas. Divide o modelo em peças menos complexas que podem ter a malha colocada independentemente e usa um contato vinculado entre elas para fazer com que estes componentes comportem-se como uma única peça.
  5. Alguns modelos de mola conectam-se quando a face helicoidal longa é dividida por um plano de corte contendo o eixo.

    Utilize os valores e ajustes adequados nos parâmetros da malha para gerar as malhas desejadas.

  1. Em alguns casos, devido à curvatura complexa de um modelo, é mais simples gerar uma malha viável desativando "Criar elementos de malha curva". Utilize uma malha mais fina na área de concentração da tensão situada ao redor de um arredondamento ou uma concordância côncava para compensar a falta de curvatura.
  2. Use uma malha mais fina em áreas problemáticas que não podem ser simplificadas. Diminuir o tamanho da malha global, bem como o tamanho da malha local em certas faces e arestas, pode ajudar na criação de uma malha bem sucedida.
    Nota: Isto pode aumentar dramaticamente o número de elementos.
  3. Nas montagens integradas por muitas peças de diferentes tamanhos, ative a opção "Utilizar medida baseada em peça para a malha da montagem".