Uso do Gráfico de entrada

O Gráfico de entrada permite adicionar forças e torques a serem alterados durante a simulação, baseada em outras variáveis independentes.

Adicionaremos uma força externa dependente da velocidade à junta prismática entre a guia e a biela triangular. Para gerar um efeito de velocidade, usaremos valores + ou - a fim de definir uma força oposta.

  1. No navegador, em Uniões regulares, selecione a junta Prismática (Guia:1, Biela triangular:1). Quando a velocidade nas estruturas de referência é positiva, as estruturas de referência estão orientadas para longe da extremidade da lâmina. Se as estruturas de referência estão orientadas para a lâmina da serra, talvez seja necessário editar a junta ou inverter a direção.
  2. No painel Carga, clique no comando Força. Selecione um vértice de um dos dentes da serra.
  3. Clique no seletor Direção na caixa de diálogo.
  4. Selecione a aresta superior da lâmina da serra que é paralela ao movimento da lâmina.
  5. Clique na seta do controle de entrada Magnitude para exibir as opções da lista e clique em Gráfico de entrada.

    A caixa de diálogo Gráfico de entrada continuará a ser exibida durante as próximas etapas.

  6. Clique no seletor Referência e, na caixa de diálogo Selecionar referência, expanda Juntas regulares > Prismáticas (Guia:1, Biela triangular:1) para visualizar a pasta Velocidades e seu conteúdo. Clique V(1) para especificar a velocidade como variável para o eixo X do gráfico.
  7. Clique em OK. Na região do gráfico, o eixo X do gráfico mostra a referência recém-especificada.

    Quando navegando dentro da região do gráfico.

    • É possível rolar a roda do mouse, se o mouse possuir uma, para ampliar ou reduzir o zoom.
    • Para enquadrar o gráfico, clique na roda ou no botão central do mouse e arraste, vendo como o cursor se move na região do gráfico.
  8. Na parte inferior do Gráfico de entrada, para a seção Ponto Inicial, especifique: X1 =-10 mm/s e Y1=250 N.
  9. Na seção Ponto final, especifique X2 = -0.1 mm/s e Y2 = 250 N.
  10. Dê um duplo clique na área do gráfico, à direita e embaixo do segundo ponto. Isto adiciona um novo ponto e cria uma nova seção no gráfico.
    Nota: Também é possível clicar com o botão direito além do segundo ponto e selecionar Adicionar ponto para iniciar uma nova seção. Para selecionar a segunda seção, clique na linha situada entre os pontos.
  11. O Ponto Inicial da segunda seção (X1, Y1) é o ponto final da seção anterior e já está configurado. Para especificar o Ponto final da segunda seção, defina X2 = 0.0 mm/s e defina Y2 = 250 N.
  12. Adicione uma terceira seção à direita da segunda. Para especificar o Ponto final da terceira seção, defina X2 = 10.0 mm/s e Y2 = 250 N.
  13. Clique em OK para fechar o Gráfico de entrada.
  14. Expanda a caixa de diálogo e ative a opção Exibir, situada na parte inferior. Também é possível especificar uma cor diferente para diferenciar visualmente a força.
  15. Clique em OK para aceitar a entrada e fechar a caixa de diálogo Força.
  16. Execute a simulação. Não saia do ambiente de Execução.

Voltar | Avançar