Conceitos básicos do iPart

A maioria dos desenhistas trabalham com peças que diferem em tamanho, material ou outras variáveis, mas o mesmo projeto básico funciona com muitos modelos. Podem ser criados estes projetos como iParts para depois utilizar uma ou mais variações delas.

A caixa de diálogo Criar iPart é utilizada para criar famílias de peças que contêm uma tabela. No caso de iParts padrão, cada variação de iPart é um membro de iPart e é definida usando uma linha na tabela.

Em geral:

Dica: Se desejar, crie só uma linha na tabela de iPart e depois adicione linhas adicionais editando a folha de cálculo. É possível aproveitar as funções para copiar e colar, as fórmulas ou outros comandos das folhas de cálculo.

Fluxo de trabalho do iParts

Quando cria uma iPart, desenha a peça e define todas suas variações. É criada uma linha de uma tabela para cada versão possível. Cada versão, conhecida como membro, é armazenada em uma família de iPart. Seu cliente pode então selecionar uma linha da tabela que represente a versão apropriada da peça. Esta técnica gera um membro de iPart.

É possível criar dois tipos de famílias iPart: padrão e personalizado.

Tipos de iParts

Existem dois tipos de iParts:

Informações para inclusão na iPart

É possível incluir:

Diferenças em iParts padrão e personalizadas

Quando é criada uma família de iPart, é determinado se os parâmetros podem ser alterados ou não quando é inserida uma iPart em uma montagem. As peças que são criadas a partir de famílias iPart padrão não podem ser alteradas. Pelo contrário, as peças que são criadas a partir de famílias iPart personalizadas podem incluir parâmetros selecionados que podem ser alterados ao inseri-las.

As famílias iPart padrão, como as famílias de parafusos, não são editadas. Dado que os parafusos são peças que não alteram, será selecionado o membro de iPart individual que queira utilizar, mas não serão editados seus valores. Em geral, os membros de iParts padrão são salvos em uma biblioteca. Por padrão, os arquivos dos membros de iPart padrão são localizados em uma pasta do mesmo nome que a família.

As famílias iPart personalizadas não são editadas diretamente, mas pode ser selecionado o valor dos parâmetros personalizados quando é inserido um membro da família. Por exemplo, em uma família de ângulos, é selecionada a iPart que queira utilizar e, depois, são alterados determinados valores, como o comprimento, a largura ou a espessura. Só os valores que são especificados quando é criada a família de iPart podem ser alterados. Os membros de iParts personalizadas costumam ser específicos de uma montagem determinada e podem ser armazenados em qualquer localização onde sejam salvas as outras peças.

A localização dos arquivos criados para membros de iParts personalizadas é baseada no caminho especificado com Procurar na caixa de diálogo Posicionar iPart personalizada. Os membros de iPart personalizados permitem inserir valores personalizados não incluídos na tabela. As colunas de membros de iParts personalizadas aparecem com fundo azul na família de iPart. É possível editar membros de iPart personalizados se adicionar operações, esboços, etc., adicionais. Isto significa que dois membros de iPart personalizados produzidos com parâmetros idênticos podem ser diferentes.

Comportamento das operações de trabalho nas iParts

As operações de trabalho são úteis nas iParts.

Crie operações de trabalho em uma peça antes de converter em uma família de iPart e, a seguir, determine as operações de trabalho que devam ser incluídas ou excluídas nos membros da iPart.

Na caixa de diálogo Criar iPart, as operações de trabalho têm parâmetros padrão de inclusão ou exclusão. É possível alterar os parâmetros selecionando operações de trabalho que devam ser incluídas ou excluídas na tabela de iPart. Cada linha pode ter operações de trabalho incluídas ou excluídas. Os parâmetros padrão são:

Com relação às iParts, cada linha da tabela de iPart representa um membro. Em uma coluna correspondente a cada operação de trabalho, é indicada se é incluída ou é excluída. É possível alterar o parâmetro em cada linha da tabela.

Dicas para criar famílias iPart

Publicar dados DWF

A publicação a partir de uma família de iPart gera um arquivo DWF que contém uma tabela de iPart. Ative a tabela de iPart no navegador e, então, use Salvar Como Salvar Cópia Como. Especifique o tipo de arquivo DWF e as opções que deseja.