Um mapa de curva simula uma superfície com saliência ou irregular.
Você pode selecionar um arquivo de imagem ou um mapa procedural para usar para o mapeamento. O mapeamento de curva faz com que um objeto pareça ter uma superfície com saliência ou irregular. Quando você renderiza um objeto com um material mapeado com curva, áreas mais claras (mais brancas) do mapa parecem ser áreas elevadas e áreas mais escuras (mais pretas) parecem estar baixas. Se a imagem estiver em cores, o valor de escala de cinza de cada cor é usada. O mapeamento de curvas aumenta significativamente o tempo de renderização mas adiciona ao realismo.
Use mapas de saliência quando desejar tirar a suavidade de uma superfície ou para criar uma aparência com relevo. Tenha em mente, no entanto, que a profundidade do efeito de um mapa de saliência é limitado porque ele não afeta o perfil do objeto e não pode ser auto-sombreado. Se desejar uma extrema profundidade em uma superfície, deve então usar as técnicas de modelagem. As curvas são uma simulação criada ao perturbar normais de face antes do objeto ser renderizado. Devido e este fato, as curvas não aparecem na silhueta dos objetos mapeados por curva.
O deslizador do mapa de saliência ajusta o grau de saliência. Valores maiores renderizam em maior liberação e valores menores invertem a liberação.