A complexidade e tamanho de uma cor ou padrão afetam a velocidade da renderização. Padrões mais complexos requerem que o mecanismo de renderização calcule mais amostras para que possa capturar os detalhes. O mecanismo de renderização funciona melhor quando ele pode identificar áreas de tratamento similar de superfície e estimar as aparências sobre áreas grandes homogêneas.
Por exemplo, uma superfície monocromática suave renderiza mais rapidamente do que uma superfície com padrões suaves. Um padrão em larga escala renderiza mais rapidamente do que um padrão denso e intrincado. Uma superfície detalhada e perfurada renderiza mais devagar do que uma superfície simples.
As aparências de renderização do material que requerem o maior tempo para renderizar são (da lenta para a mais lenta): pintura metálica, metal com manchas, metal batido, água, vidro jateado e metal perfurado. Tempos de renderização mais lentos para estes materiais são proporcionais a quantidade da cena que eles cobrem.
Nas configurações de qualidade rascunho para média, materiais complicados mostram muitos artefatos (pequenas imprecisões ou imperfeições na imagem renderizada). Materiais imperfeitos reflexivos (como pisos de madeira e montantes de metal) aparecem manchados. Estas questões podem ser aprimoradas ao ajustar o valor de Precisão de reflexão manchada. (Consulte Configurações de qualidade da renderização).
Para aprimorar a aparência de superfícies com padrões e silhuetas sem aumentar significativamente o tempo de renderização, ajuste o valor de Precisão da imagem (Suavização de serrilhado). (Consulte Configurações de qualidade da renderização). Para produzir imagens com pouca profundidade de iluminação mas com geometria intensa, use a configuração de qualidade rascunho com um alto valor para Precisão da imagem (Suavização de serrilhado), como 6.