O termo paramétrico refere-se às relações entre todos os elementos do modelo que permitem a coordenação e o gerenciamento de alterações que o Revit oferece. Estas relações são criadas tanto automaticamente pelo software quanto por você enquanto trabalha.
Em CAD matemáticos e mecânicos, os números ou características que definem estes tipos de relações são denominados parâmetros. Portanto, a operação do software é paramétrica. Este recurso oferece a coordenação fundamental e os benefícios de produtividade do Revit: altere qualquer coisa a qualquer momento e em qualquer lugar no projeto, e o Revit fará a coordenação da alteração através de todo o projeto.
Os seguintes exemplos são demonstrações destas relações entre elementos:
- O lado de fora do batente de uma porta tem uma cota fixa do lado da articulação a partir de uma divisória perpendicular. Se a divisória for movida, a porta conservará essa relação com a divisória.
- A borda de um piso ou de um telhado está relacionada com a parede externa de tal maneira que quando a parede externa for movida, o piso ou telhado permanecerá unido a ela. Neste caso, o parâmetro é de associação ou conexão.
- As janelas ou pilastras apresentam-se igualmente espaçadas em uma dada elevação. Se o comprimento da elevação for alterado, a relação de igualdade de espaçamento será mantida. Neste caso, o parâmetro não é um número, mas sim uma característica proporcional.

- O vergalhão é igualmente espaçado em uma determinada elevação. Se o comprimento da elevação for alterado, a relação de igualdade de espaçamento será mantida. Neste caso, o parâmetro não é um número, mas sim uma característica proporcional.