A geometria da origem de luz determina a forma da luz que será emitida da luminária. Por exemplo, as imagens a seguir mostram duas geometrias diferentes para origens de luz.
Nota: O Editor de família é o único lugar onde é possível definir a geometria de uma origem de luz em uma família de luminárias. Não é possível alterar a geometria de uma origem de luz para uma luminária no contexto de um projeto.
Para definir a geometria de uma origem de luz
- Crie uma família de luminárias ou abra uma família de luminárias para edição.
- Na área de desenho, selecione a origem de luz.
No editor de família, a origem de luz geralmente é representada por um contorno amarelo ou uma forma.
Nota: Se a origem de luz não é exibida no Editor de família, a origem de luz não é ativada. Para ativá-la, clique na guia Criar

painel Propriedades

Categorias e parâmetros da família, selecione Origem da luz e clique em OK.
- Clique em Modificar | guia Origem de luz
painel Iluminação
(Definição da origem de luz). Como alternativa, na Paleta Propriedades, em Definição da origem da luz, clique em Editar.
A caixa de diálogo Definição da origem da luz é exibida.
- Para Emitir da forma, selecione a forma da luz a ser emitida da origem de luz: Ponto, Linha, Retângulo ou Círculo.
- Para a distribuição de luz, selecione o padrão de distribuição de luz para a origem de luz: Esférica, Hemisférica, Ponto ou Teia fotométrica.
A imagem do meio muda para ilustrar as configurações combinadas. Estas configurações determinam os parâmetros que estão disponíveis para a origem de luz.
- Clique em OK.
A forma de contorno para a origem de luz pode mudar na área de desenho, dependendo das definições de configurações da origem de luz selecionada.
- Salve as alterações na família de luminárias.