Visão geral dos canais de mapas

Canais de mapas atribuem uma textura à cor do material. As cores do mapa substituem a cor difusa do material quando um canal de mapa é selecionado. Para a transparência, a textura é o multiplicador.

Após selecionar um canal de mapa você poderá usar qualquer mapa de imagem, ou um dos mapas procedurais, como madeira e mármore. Por exemplo, se você deseja uma parede feita de tijolos, poderá escolher um mapa de textura com uma imagem de tijolos. Este é o tipo mais comum de mapeamento. Também é possível usar um mapa procedural, como azulejos ou madeira. Os materiais procedurais têm propriedades que você pode ajustar para o efeito que desejar; por exemplo, o tamanho do azulejo e espaçamento do emboço em um material padronizado de tijolo ou o espaço de granulação em um material de madeira.

O mapa que você adiciona a um material pode ser dimensionado. O padrão pode ser lado a lado ou rotacionado.

Os mapas também estão disponíveis para outros propósitos. Você pode usar mais de um mapa para o mesmo material e pode criar mapas aninhados.

Após você aplicar o mapa, poderá ajustá-lo para caber na face ou objeto usando mapeamento de material.

Nota: Quando Texture Compression estiver ativada, a quantidade de memória de vídeo requerida para abrir um desenho que contém materiais com imagens é diminuída. Ao usar a compressão de textura, a quantidade de memória de vídeo necessária para exibir o desenho é reduzida, mas o tempo que leva para carregar as imagens na primeira vez que são acessadas é aumentado. Também, há uma redução na qualidade das imagens quando estas são exibidas na viewport ou plotadas. Quando você cria uma renderização, não há perda na qualidade da imagem.