Um tipo de linha é um padrão repetido de traços, pontos e espaços em branco exibidos em uma linha ou em uma curva. Associe tipos de linha a objetos tanto pela camada como pela especificação explícita do tipo de linha, independente de camadas.
Todos os objetos são criados usando o tipo de linha atual, que é exibido na paleta Propriedades e na guia Início, painel Propriedades da faixa de opções quando não há objetos selecionados.
Algumas definições de tipo de linha incluem texto e símbolos.
Antes de utilizar diferentes tipos de linha, você precisa carregá-las por meio de uma definição de tipo de linha (LIN) com o comando Gerenciador de tipos de linha (comando TIPOLINHA) ou através do Gerenciador de propriedades de camada, na coluna Tipo de linha. Quando um tipo de linha é carregado e o desenho é salvo, a definição de tipo de linha é armazenada no desenho.
Há dois arquivos de definição de tipo de linha disponíveis: acad.lin para unidades britânicas e acadiso.lin para unidades métricas. Os tipos de linha ACAD_ISO podem ser plotados com a opção de largura de caneta ISO.
É possível remover definições de tipos de linha não referenciadas de um desenho com o comando ELIMINAR ou excluindo tipos de linha não referenciados no Gerenciador de tipos de linha. Os tipos de linha PORBLOCO, PORCAMADA e CONTINUOUS não podem ser removidos.
Você pode controlar a escala de tipo de linha tanto globalmente, para todos os objetos, quanto especificamente, para cada objeto.
A escala do objeto atual é multiplicada pelo fator de escala global para se obter a escala de tipo de linha exibida.
Em um layout, por padrão, a escala de tipo de linha em diferentes viewports de layout é definida automaticamente com base nas unidades do espaço do papel, independentemente da ampliação dos objetos. Se você criar uma nova viewport de layout, utilize REGENTUDO para atualizar a exibição da escala de tipo de linha.
É possível centralizar o padrão de um tipo de linha em cada segmento de uma polilinha e controlar como o tipo de linha será exibido em segmentos curtos. Se uma linha for muito curta para comportar até mesmo uma sequência de traços, o resultado será uma linha contínua entre as extremidades, conforme exibido a seguir.
É possível ajustar segmentos curtos utilizando um valor menor para suas escalas de tipo de linha individuais.
Para polilinhas, pode-se especificar se um padrão de tipo de linha é centralizado em cada segmento ou se é contínuo através dos vértices ao longo de todo o comprimento da polilinha. Isso é feito configurando-se a variável de sistema PLINEGEN.