Quando tiver configurado uma origem de dados, poderá usar a janela Visualização de dados para visualizar registros do banco de dados no programa.
Quando tiver configurado a origem de dados, poderá acessar tabelas de banco de dados no programa. A janela Visualização de dados é o local no qual se pode visualizar e editar registros de bancos de dados. As tabelas de banco de dados podem ser abertas como somente leitura ou para edição. Não é possível adicionar, excluir ou editar registros em uma tabela de banco de dados aberta no modo Somente leitura. Ao abrir uma tabela do banco de dados uma conexão é estabelecida com seu banco de dados principal. Alguns sistemas de bancos de dados exigem que se insira um nome e uma senha de usuário válidos antes de poder conectar-se a eles.
A janela Visualização de dados é um ambiente parecido com uma planilha eletrônica que apresenta os registros da tabela de banco de dados. Com as barras de rolagem e os botões de navegação à direita e na parte inferior da janela, é possível se mover pelo conjunto de registros.
O eixo na janela Visualização de dados contém os seguintes elementos:
A janela Visualização de dados fornece grande flexibilidade no modo como os registros são exibidos. É possível
Formatação de coluna e classificações de tabela do banco de dados na janela Visualização de dados não são armazenadas. Essas informações são eliminadas quando se abre uma nova tabela de banco de dados ou fecha a tabela atual. Se desejar criar e salvar um relatório formatado, deve-se copiar o conteúdo da janela Visualização de dados para a Área de transferência e colá-lo em um programa externo, como o Microsoft Excel. É possível utilizar, em seguida, o programa externo para aplicar e salvar a formatação desejada. Para obter detalhes sobre como criar um modelo, consulte a documentação do programa externo que você está usando para formatar os dados.
Alguns sistemas de gerenciamento de banco de dados suportam visualizações. As visualizações fornecem meios adicionais de exibir dados de uma tabela do banco de dados. Por exemplo, pode-se utilizar uma visualização para exibir um subconjunto da tabela global do banco de dados. É possível também utilizar visualizações para definir relações entre tabelas do banco de dados e criar uma nova tabela que contenha registros combinados a partir das tabelas originais do banco de dados.
Os sistemas de banco de dados que não suportam visualizações podem produzir resultados semelhantes com consultas. Consulte a documentação do sistema de banco de dados para obter informações sobre como criar e trabalhar com visualizações e consultas.
Visualizações e consultas externas são exibidas no nó de Origem de dados do dbConnect Manager. Consultas externas são consultas criadas e armazenadas fora do programa mas em um sistema de banco de dados. É possível trabalhar com consultas externas e visualizações da mesma forma que faria com qualquer outra tabela de banco de dados. Você pode visualizá-las ou editá-las na janela Visualização de dados, criar consultas com base nessas consultas e visualizações e criar vínculos e legendas com base nos registros.