Cada luz no desenho tem propriedades de iluminação gerais e específicas que podem ser alteradas após a luz ter sido colocada.
Propriedades gerais
Quando uma luz é selecionada, suas propriedades podem ser alteradas no Properties Inspector.
As seguintes propriedades são comuns a todas as luzes.
- Nome. Especifica o nome atribuído para a luz.
- Tipo. Especifica o tipo de luz: luz puntiforme, luz de spot, luz distante ou teia.
- Status ativado/desativado. Controla se a luz é ativada ou desativada.
- Sombras. Controla se a luz emite sombras. Para serem exibidas, as sombras precisam estar ativadas no estilo visual aplicado à viewport atual. Desative as sombras para aumentar o desempenho.
- Fator de intensidade. Define um multiplicador que controla o brilho. A intensidade não relacionada com a atenuação.
- Cor do filtro. Define a cor da luz emitida.
- Plotar glifo. Permite a habilidade de plotar o desenho com os glifos de luz ativados.
Propriedades fotométricas
A iluminação fotométrica oferece propriedades adicionais que tornam a iluminação diferente da iluminação standard. As seguintes propriedades estão no painel de propriedades Fotométricas:
- Intensidade da lâmpada. Especifica o brilho inerente da luz. Especifica a intensidade, fluxo ou luminosidade da lâmpada.
- Intensidade resultante. Reporta o brilho final da luz. (Produto da intensidade da lâmpada e do fator de intensidade. Somente leitura).
- Cor da lâmpada. Especifica a cor inerente da luz na temperatura Kelvin ou padrão.
- Cor resultante.Reporta a cor final da luz. Isto é determinado por uma combinação da cor da lâmpada e a cor do filtro. (Produto da cor da lâmpada e da cor do filtro. Somente leitura).
Se selecionar Teia na propriedade Tipo para uma luz fotométrica, propriedades adicionais serão oferecidas no painel Teia fotométrica e Deslocamentos de teia na categoria Iluminação.
- Arquivo de teia. Especifica o arquivo de dados descrevendo a distribuição de intensidade da luz.
- Visualização prévia da teia. Exibe uma fatia 2D através dos dados goniométricos.
- Rotação de X. Especifica um deslocamento rotacional da teia em torno do eixo X ótico.
- Rotação de Y. Especifica um deslocamento rotacional da teia em torno do eixo Y ótico.
- Rotação de Z. Especifica um deslocamento rotacional da teia em torno do eixo Z ótico.
Propriedades de luz de spot: iluminação e enfraquecimento
Quando a luz de um spot recai sobre uma superfície, a área de iluminação máxima é cercada por uma área de menor intensidade.
- Ângulo do cone de iluminação. Define a parte mais brilhante de um feixe de luz. Também conhecido como o ângulo do feixe.
- Ângulo do cone de enfraquecimento. Define o ângulo de enfraquecimento da luz. Também conhecido como ângulo do campo.
- Área de decaimento rápido. Consiste na região entre os ângulos do cone de iluminação e enfraquecimento.
Quanto maior a diferença entre os ângulos de iluminação e enfraquecimento, mais suave será a aresta do feixe de luz. Se os ângulos de iluminação e enfraquecimento forem quase iguais, a aresta do feixe de luz será intensa. Ambos os valores podem variar de 0 a 160 graus. É possível ajustar estes valores diretamente com as alças Iluminação e Enfraquecimento.
Propriedades de atenuação de luz puntiforme e luz de spot
A atenuação controla como a luz diminui em função da distância. Quanto mais distante estiver um objeto de uma luz, mais escuro ele aparecerá. É possível especificar nenhuma atenuação, linear inversa ou quadrada inversa. A atenuação não está ativa para luzes fotométricas.
- Nenhum. Define que não há atenuação. Objetos distantes da luz puntiforme têm o mesmo brilho dos objetos próximos à luz.
- Linear invertido. Define a atenuação como o inverso da distância linear a partir da luz. Por exemplo, a uma distância de 2 unidades, a luz terá a metade da intensidade da luz puntiforme; a uma distância de 4 unidades, a luz terá um quarto da intensidade. O valor-padrão para a atenuação linear inversa é metade da intensidade máxima.
- Quadrado invertido. Define a atenuação como o inverso do quadrado da distância a partir da luz. Por exemplo, a uma distância de 2 unidades, a luz terá um quarto da intensidade da luz puntiforme; a uma distância de 4 unidades, a luz terá um sexto da intensidade.
Outra forma de controlar o ponto inicial e o ponto final de luz é usar limites. Limita o trabalho como planos de corte onde a luz é emitida primeiro e onde ela pára. O uso de limites pode aumentar o desempenho ao remover a necessidade do programa de calcular os níveis de luzes onde a luz já está praticamente invisível.
Propriedades de geometria
As propriedades de geometria controlam a localização e o destino da luz. Se a luz é uma luz puntiforme alvo, luz de spot ou luz de rede, propriedades adicionais de ponto-alvo estão disponíveis. A propriedade Destino de uma luz também pode ser ativada ou desativada.